2 de outubro de 2020

Verminoses em cães: dicas para combater as infestações

Se preferir, ouça a matéria:

As verminoses em cães estão entre as principais doenças que precisam ser combatidas por tutores e Médicos Veterinários. Por isso, o vermífugo é tão importante quanto a vacinação para manter os pets protegidos. 

O aparecimento de vermes em cães acontece por meio da transmissão por terra ou água contaminados. Assim que ingeridos pelos pets, os parasitas se alojam em intestinos, rins, fígado e coração dos animais e podem ser transmitidos aos humanos. No caso da giardíase, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), acontecem mais de 200 milhões de casos da doença por ano no mundo todo. A infecção por esse verme atinge uma a cada cinco crianças de 2 a 6 anos. Além disso, no Brasil, 6 em cada 10 cães acabam infectados. 

SAIBA MAIS: VEJA 6 SINAIS QUE AJUDAM A DETECTAR VERMES NO SEU CÃO

Por isso, o cuidado com a saúde dos cães e também com o ambiente onde eles vivem é tão importante. A seguir, veja algumas dicas para identificar, tratar e prevenir as verminoses em cães.

Principais sintomas das verminoses em cães

Os sintomas dependem de fatores como idade do animal, tipo de parasita e grau de contaminação. Mas os principais são:

  • Fezes com sangue
  • Fezes com consistência pastosa e cheiro mais forte
  • Perda de peso
  • Fraqueza
  • Falta de apetite

Prevenção e tratamento das verminoses caninas

Faça a vermifugação do seu animalzinho regularmente, cerca de três vezes ao ano. Mas lembre que o tratamento ideal para desverminar os animais começa antes mesmo da fêmea emprenhar. No período gestacional, as cachorrinhas necessitam de mais uma dose do vermífugo, o que evita a transmissão transplacentária de vermes para os filhotes.

Verminoses caes

Após o nascimento, proteja os cães logo em seguida. Providencie a primeira dose nos primeiros 15 dias de vida. Mas é importante consultar um Médico Veterinário para avaliar o cachorrinho, indicar a dose correta e a frequência de administração do remédio.

No caso de animais que já estão contaminados e com o diagnóstico concluído, um ou mais remédios associados podem ser indicados pelo Médico Veterinário. E isso vale tanto para fazer o tratamento como para ampliar a proteção dos pets e evitar contaminação por vermes. 

Um destes medicamentos é o Giardypet, que possui amplo espectro e é indicado para fazer a rotação de vermífugos e evitar resistência dos vermes a outros princípios ativos. Sua fórmula garante essa proteção por causa da ação do Febendazol e Praziquantel. Além disso, o remédio é palatável, com sabor de carne para facilitar a aceitação pelo animal.

Verminoses caes

O Giardypet tem grande eficácia no combate e tratamento da giardíase. Além disso, trata as principais endoparasitoses causadas por vermes redondos e chatos que afetam o trato gastrointestinal dos cães e gatos. Outra vantagem é que apresenta larga margem de segurança. Por isso, pode ser oferecido às fêmeas prenhes ou no período de amamentação.

SAIBA MAIS: ATENÇÃO À HIGIENE DOS PETS EVITA CONTAMINAÇÃO POR VERMES

Higiene é essencial

Esteja sempre atento à limpeza do chão, da casinha, de roupas e almofadas dos bichinhos. Além disso, faça o descarte correto das fezes, no vaso sanitário ou no lixo orgânico, e a desinfecção do piso. Esses cuidados são essenciais para protegê-los dos vermes.

Desverminar os cães é indispensável para manter a saúde dos pets e de sua família. Dessa forma, os animais ficam saudáveis, fortes, mais dispostos e prontos para dar e receber carinho de seus donos.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220