9 de dezembro de 2020

Vermifugação e higiene dos gatos: seu pet livre de pulgas no verão

Se preferir, ouça a matéria:

Você sabia que no verão as infestações de pulgas são mais frequentes? Isso acontece porque o clima quente e a umidade do solo são favoráveis à proliferação dos parasitas. Por isso, o cuidado com a vermifugação e higiene dos gatos é ainda mais importante nesse período.

No caso das pulgas, ovos, larvas e pupas são invisíveis a olho nu e muitas vezes, por não enxergar esses vilões, achamos que os pets estão protegidos e não há necessidade de cuidar do local onde eles vivem. Mas o pensamento deve ser inverso, pois 95% do ciclo destes parasitas acontece no ambiente. Por isso, fazer o controle integrado dos gatos e dos espaços por onde eles circulam é a melhor forma de eliminar o problema.

Vermifugação e higiene dos gatos

No Brasil, existem cerca de 20 espécies diferentes de pulgas, presentes tanto em ambientes domésticos como silvestres. Locais com grande acúmulo de poeira, frestas de assoalho e carpetes estão entre os preferidos das pulgas para sua proliferação. 

SAIBA MAIS: COMO PROTEGER A CASA O ANO TODO DAS INFESTAÇÕES DE PULGAS

Para eliminar as infestações do ambiente, existem produtos específicos, como o Kit Lar Plus. Ele é seguro tanto para os pets quanto para os humanos. Deve ser diluído e pulverizado em todo o ambiente da casa, principalmente nos locais onde os gatos costumam sentar e deitar. Aplique também no tapete, sofá e camas.

Além disso, manter a casa limpa, varrer, utilizar o aspirador de pó e deixá-la ventilada auxilia na prevenção. Se você convive com os gatos dentro de casa, cuide da higiene deles e trate-os regularmente com antiparasitários.

Atenção também para ratos, morcegos e algumas aves que podem levar pulgas de um lugar para outro.

Qual a importância da vermifugação e higiene dos gatos

Além do incômodo da coceira, da alergia, da possibilidade de anemia e de outros problemas que as pulgas trazem, elas são responsáveis pela transmissão de alguns vermes para os gatos. Quando isso acontece, eles podem causar diarreia e fezes com sangue. Pode, inclusive, provocar ataques convulsivos, se os vermes transmitidos pelas pulgas estiverem em grande quantidade no organismos do animal.

Além da limpeza do ambiente e da higienização dos pets, faça a vermifugação com frequência. Ela é fundamental tanto para os gatos filhotes como para os adultos e idosos.

Vermifugação e higiene dos gatos

Como fazer a vermifugação do seu gato

Além de todos esses cuidados com a higiene dos gatos, é importante fazer a vermifugação corretamente. Por isso, a melhor maneira de saber a frequência correta que os animais devem receber o vermífugo é consultar um Médico Veterinário. Com base no peso, idade do pet, hábitos alimentares e de comportamento, o especialista vai indicar as doses mais indicadas para ele e orientar sobre a frequência que, normalmente, é a cada três meses.

SAIBA MAIS: DESCUBRA TUDO PARA COMBATER OS VERMES E A GIARDÍASE EM GATOS

Com isso definido, você pode contar com o Giardypet para mantê-los longe das verminoses. Com o medicamento você faz a rotação de vermífugos. Isso evita a resistência dos vermes a outros princípios ativos, pois traz em sua fórmula Febendazol e Praziquantel. Além disso, o remédio é palatável, com sabor de carne para facilitar a aceitação pelo gato.

O Giardypet também têm grande eficácia no combate e tratamento da giardíase. Além disso, é indicado para controle de parasitoses causadas por vermes redondos e chatos que afetam o trato gastrointestinal dos animais. Outra vantagem é que apresenta larga margem de segurança. Por isso, pode ser oferecido às fêmeas prenhes ou no período de amamentação. Quando as fêmeas estão esperando filhotes, esse cuidado é necessário para evitar a transmissão transplacentária dos parasitas para os bebês.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220