6 de agosto de 2021

Queda de pelos nos cães? Conheça as possíveis causas

Abraçar seu cãozinho pode ser uma das melhores sensações do mundo. Exceto por um detalhe: quando o carinho que você recebe vem cheio de fiapos que ficam grudados na roupa. É inevitável, uma hora ou outra você vai precisar lidar com a queda de pelos nos cães.

Se preferir, ouça a matéria:

Apesar de ser comum, pois cães perdem pelos todos os dias enquanto os novos nascem, é preciso ficar atento para as causas dessa queda. Principalmente se for em grande quantidade e se estender por muito tempo.

Independente da raça, em algum momento da vida os cães perdem pelos. Se não houver nenhum problema com a saúde dele, a causa mais comum está ligada à sazonalidade. Ou seja, de acordo com a mudança das estações.

A queda de pelos nos cães é algo normal se acontece de forma uniforme, sem manchas, feridas ou vermelhidão na pele. Nesses casos, a escovação frequente pode ajudar a reduzir o transtorno de encontrar pelos pela casa toda.

Porém, se a perda dos fios for excessiva, em pontos isolados do pelo ou o pet tiver outros sintomas, é preciso procurar um Médico Veterinário imediatamente. Somente ele é capaz de analisar o quadro clínico do cão e apontar a provável causa antes de indicar um tratamento.

SAIBA MAIS: COMO LIDAR COM A QUEDA DE PELOS DOS PETS EM CASA

No entanto, é importante que você conheça as principais causas da queda de pelos dos cães para identificar se alguma dessas situações faz parte do dia a dia de vocês.

queda de pelos nos cães

 Principais causas da queda de pelo nos cães

– Alergias causadas por parasitas como piolhos, pulgas e carrapatos

– Fungos e bactérias

– Reações alérgicas alimentares

– Reações alérgicas causadas por medicamentos

– Alergias a produtos químicos

– Má alimentação, sem nutrientes suficientes

– Desequilíbrio hormonal

– Cio, pós-parto ou amamentação, no caso das fêmeas

– Estresse, ansiedade ou depressão

Além dessas causas que citamos, existem outras e para cada uma delas é necessário um tratamento específico. Por isso, você deve contar sempre com a avaliação de um Médico Veterinário.

 

queda de pelos nos cães

 

Cães de pelo curto ou pelo longo perdem mais pelos?

Se você acha que são os cães de pelo longo que mais apresentam problemas com a queda dos fios, está enganado. Esse problema pode atingir qualquer um dos tipos, independente da raça. 

A escovação é um dos principais métodos para minimizar os efeitos do excesso de pelos que os cães perdem. Por isso até mesmo os animais de pelo curto precisam ser escovados com regularidade. Esse cuidado ajuda a eliminar a pelagem que está solta do couro, remove a sujeira e ainda promove uma massagem para ativar a circulação dos pets.

O ideal é escolher a escova adequada para cada pelagem e escovar sempre na direção do pelo, para facilitar a remoção dos fios. Sempre que necessário, a tosa também pode ser uma aliada. Afinal, cortar o pelo que vai cair é uma alternativa para evitar o excesso de fios pelo chão e ainda que os fios emaranhados acumulem sujeiras ou parasitas.

Porém, tosas radicais podem ser prejudiciais para os cães, pois eles precisam dos pelos para proteger sua pele e manter a temperatura corporal. Por isso, antes de cortar os fios, consulte sempre um especialista para identificar qual o melhor corte para seu pet, conforme as características da pelagem dele.

Dicas para reduzir a queda de pelos nos cães

– Mantenha a vermifugação do cão em dia

– Previna o surgimento de pulgas e carrapatos no ambiente e também no pet

– Se der banhos em casa, use somente produtos elaborados exclusivamente para pets

– Escolha uma ração de boa qualidade. Se tiver dúvidas, consulte um Médico Veterinário para indicar a mais adequada.

 

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220