10 de setembro de 2021

Perigos domésticos para os gatos: como deixar sua casa segura

Piscina, janelas altas e sem telas e até alguns itens de decoração, mesmo que pareçam inofensivos, podem se tornar perigos domésticos para os gatos. Mas não é por isso que você precisa deixar seu animalzinho de estimação longe desses locais. Com algumas adaptações nesses espaços e supervisão, o dia a dia em casa pode ser seguro para eles, principalmente quando não tem humanos por perto.

Gatos em geral, especialmente os filhotes, são curiosos por natureza e querem tocar, cheirar, morder e derrubar tudo que estiver ao alcance. Como não são capazes de diferenciar o que é perigoso, cabe aos humanos minimizar esses riscos. Por isso, preparamos uma lista do que você pode fazer para deixar os felinos em segurança.

SAIBA MAIS: DICAS PARA TER UMA BOA CONVIVÊNCIA COM OS PETS


perigos domésticos para os gatos

Como minimizar os perigos domésticos para os gatos

Como bons exploradores que são, os gatos podem ser encontrados nos locais mais inusitados da casa. Máquina de lavar, forno, secadora, micro-ondas ou até mesmo a geladeira podem ser o esconderijo perfeito para eles. Ao mesmo tempo, são locais perigosos e um simples descuido pode ser fatal. Por isso, o ideal é fechar sempre as portas desses eletrodomésticos e verificar o interior antes de ligá-los.

Além disso, pequenas modificações em casa podem ser suficientes para eliminar alguns dos principais perigos domésticos para os gatos. Principalmente porque o perigo pode estar onde você menos desconfia, como nas plantas ou em objetos da decoração.

SAIBA MAIS: DESCUBRA QUAIS SÃO AS FRUTAS PROIBIDAS PARA OS PETS

Dicas para deixar a casa mais segura para seu gatinho

– Verifique periodicamente cabos e tomadas para evitar que o pet tenha acesso a fios desencapados.

– Se possível, não deixe os cabos elétricos pendurados e coloque protetores que dificultam as mordidas dos gatos e reduzem os riscos de choque.

– Instale telas de proteção nas janelas e também na sacada, se for o caso.

– Cubra a piscina ou coloque cercas que impeçam o acesso dos gatos.

– Verifique os objetos de decoração e coloque itens afiados ou que quebram com facilidade em locais de difícil acesso ao pet.

– Nunca deixe medicamentos em locais que eles consigam pegar, mesmo que para brincar, pois podem acabar ingerindo substâncias prejudiciais.

 

perigos domésticos para os gatos

 

– Guarde os materiais de limpeza e de higiene em armários fechados para evitar alergias e intoxicações.

– Verifique em seu jardim e nos vasos de plantas se você tem alguma espécie que está na lista das tóxicas para os animais, como copo de leite, espada de São jorge e hortênsia.

– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada para evitar que os gatos bebam água ou caiam ali dentro.

– Bacias e baldes com água também devem ficar em locais onde os gatos não tenham acesso para evitar afogamentos.

– Coloque os cestos e sacos de lixo em local de difícil acesso para os felinos.

– Proteja a frente de lareiras e aquecedores para evitar que os pets se aproximem muito.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220