17 de julho de 2020

O que é a erva do gato: descubra tudo sobre os efeitos do catnip

Se preferir, ouça a matéria:

Catnip é uma planta que caiu no gosto de quem tem um ou mais gatinhos em casa. Mesmo tão popular, muitos ainda não sabem exatamente o que é a erva do gato e quais os efeitos que ela causa nos felinos. 

O que a maioria sabe, provavelmente, é que ela fascina os pets. Em sua forma natural ou dentro de brinquedos, toda vez que é oferecida aos gatos provoca cenas fofas e até engraçadas do pet roçando na planta.

A seguir, conheça mais sobre esse calmante natural dos felinos.

O que é a erva do gato

Também chamada de catnip, a erva do gato é uma planta com origem na Itália, onde o cultivo iniciou. Seu nome original é Nepeta Cataria, é da mesma família da menta e da hortelã e apresenta flores rosa e lilás. 

A planta aromática pode ser facilmente encontrada em petshops, lojas com departamentos específicos para os pets e até em supermercados. 

erva do gato

Agora que você já sabe o que é a erva do gato, continue lendo para descobrir os benefícios que ela traz para o felinos e como deve ser utilizada.

Principais e efeitos para que serve a catnip

Existem dois efeitos diferentes que podem ser notados por gatos que fazem uso da catnip. Ela serve tanto para acalmar pets estressados e agressivos como para dar uma movimentada na rotina daqueles que são mais apáticos e precisam se movimentar.

SAIBA MAIS: COMO LIDAR COM ESTRESSE E DEPRESSÃO NOS PETS

E isso acontece conforme a planta é consumida pelos bichanos. O efeito calmante surge quando é ingerida. Já a agitação, surge após ser inalada pelo pet. Cada vez que é consumida, as reações podem ser percebidas por até 10 minutos. Sendo que, se o gato fica bastante tempo com a planta ou brincando com objetos recheados com ela, pode experimentar os efeitos a cada meia hora novamente.

É importante destacar que nem todos os gatos sentem os efeitos das planta. Como a sensibilidade à erva é um fator hereditário, estima-se que 30% não sejam impactados por ela. Os filhotes também não expressam reação, pois ela é eficaz apenas aos gatos que já atingiram a maturidade sexual. Isso acontece porque a ativação dos neurônios que ela provoca nos felinos está diretamente relacionada ao instinto sexual.

Mesmo que não existam contraindicações para seu uso pelos felinos, antes de incluir a erva entre os hábitos do seu pet, observe como ele reage no primeiro uso. Isso é importante pois em alguns casos a planta pode causar agressividade. Caso isso aconteça, não é indicado seguir oferecendo a erva do gato para ele.

Quando oferecer a erva do gato para o pet

Alguns tutores têm receio que o pet consuma muita erva e possa se viciar na planta. No entanto, como é natural, esse risco não existe. O que pode acontecer é o animal e seu organismo se habituar ao aroma e aos efeitos e o uso da planta não ter mais o resultado esperado.

erva do gato

Além disso, no caso das plantinhas oferecidas para ingestão, pode ocorrer vômito ou diarreia se ele comer em quantidade maior do que o organismo tolera. Mas isso raramente acontece, pois os animais percebem quando estão no limite.

SAIBA MAIS: CONHEÇA OS ALIMENTOS PROIBIDOS PARA OS GATOS

Mas se você não quer deixar sempre à disposição do bichano, pode escolher um ou dois dias da semana para oferecer a catnip a ele. Também pode ser usada em situações específicas como a ida ao veterinário ou para tomar banho, quando costumam ficar nervosos ou agressivos.

A catnip também pode ser usada para adestrar os felinos, principalmente para eliminar o hábito de arranhar os móveis. Nestes casos, o ideal é que ele receba a planta dentro de algum brinquedo. Assim, ele dá mais atenção para esse objeto e poupa os móveis de suas garras.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220