16 de março de 2021

Março Amarelo: como prevenir doenças renais em cães e gatos


Assim como os humanos, cães e gatos também podem desenvolver problemas renais. Foi por isso que surgiu o Março Amarelo, uma campanha para alertar os tutores de pets para a importância de prevenir e tratar doenças que afetam os rins dos bichinhos.

Esse tipo de enfermidade pode surgir em qualquer estágio da vida dos cachorros e felinos. Mas se manifesta, principalmente, entre os pets idosos. Por isso é importante que desde filhotes você mantenha um acompanhamento regular com o Médico Veterinário. Assim, a qualquer sintoma é possível fazer um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento.

Apesar de comuns às duas espécies, são os felinos que mais sofrem com doenças renais crônicas. Isso acontece, em grande parte, porque eles precisam de mais estímulos que os cães para se manterem hidratados.

SAIBA MAIS: DESCUBRA O RISCO DO SÓDIO PARA A SAÚDE DOS FELINOS

Em todos os casos, quando não tratadas em tempo e da forma correta, podem levar os pets a óbito.

Por isso, você não precisa esperar o Março Amarelo para procurar ajuda. A prevenção e o diagnóstico precoce são a chave para oferecer qualidade de vida aos animaizinhos. Mesmo aqueles com alguma doença renal.

março amarelo

Cuidados com a saúde do seu pet para além do Março Amarelo

Quando diagnosticados com doenças renais, cães e gatos têm o funcionamento dos seus rins comprometido. As causas para isso acontecer são diversas. Desde infecções, traumas e parasitas, até intoxicações, doenças autoimunes ou hereditárias. Em casos como os de infecções, a cura completa é possível, desde que tratados corretamente. 

Mas para evitar que esses problemas surjam, o ideal é adotar cuidados que devem se repetir frequentemente.

Água limpa e fresca sempre à disposição

Troque a água do seu pet frequentemente. Se ele fica bastante tempo no jardim de casa,  deixe um potinho na rua também, Para os gatos, fontes que mantenham a água sempre em movimento são mais indicadas. Elas despertam a  curiosidade deles e isso estimula a hidratação.

Estímulo aos exercícios

Saia para passear frequentemente com seu pet. Em casa, deixe à disposição brinquedos que o façam correr e gastar energia. Assim você o mantém longe do sedentarismo.

Controle parasitário em dia

Manter cães e gatos longe de pulgas, carrapatos e vermes garante uma vida mais saudável para eles. Se você precisa de uma ajuda para fazer a vermifugação, converse com o Médico Veterinário sobre o uso de Giardypet. O produto é um vermífugo completo, com comprimidos divisíveis e palatáveis que também protege cães e gatos contra a giardíase

SAIBA MAIS: COMO IDENTIFICAR SINTOMAS DA GIARDÍASE EM CÃES E GATOS

Vacinas em dia

Desde que seu pet é filhote e até o final da vida ele precisa de vacinas. Elas são importantes para reforçar o sistema imunológico de cães e gatos e deixá-los longe de doenças.

Consultas e exames periódicos devem ser feitos sempre, não apenas no Março Amarelo

As consultas com o Médico Veterinário e a realização de exames por imagem, de sangue e urina são essenciais para avaliar o quadro geral do seu animalzinho de estimação. Somente com estes resultados e com uma análise clínica completa o profissional pode orientar sobre a saúde do pet, tratamentos adequados e os cuidados que ele precisa.

março amarelo

Principais sintomas de doenças renais em pets

Todos esses cuidados devem ser mantidos na rotina com seu pet, não apenas durante a campanha Março Amarelo. Além disso, você deve ficar atento a alguns sintomas que podem indicar problemas renais. Quanto mais cedo tiver um diagnóstico, mais cedo o tratamento inicia e aumentam as chances de cura, caso haja essa possibilidade. 

Os sintomas mais comuns de problemas nos rins de cães e gatos são:

– Aumento na quantidade de vezes que fazem xixi 

– Maior ingestão de água que o normal

– Perda de apetite

– Perda de peso

– Vômito frequente

– Mau hálito

Caso você identifique qualquer um desses sinais, procure imediatamente um Médico Veterinário.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220