6 de julho de 2021

Liteira para gatos: como escolher a melhor caixa de areia para seu pet

Se preferir, ouça a matéria:

A maioria dos gatos, instintivamente, faz suas necessidades em locais onde possa enterrar, como a areia. No entanto, alguns precisam de estímulo para fazerem xixi e cocô no lugar certo. Por isso, ter uma liteira para gatos em casa faz toda diferença. Principalmente, porque torna o ambiente mais higiênico, tanto para os pets como para os humanos.

Mas não basta apenas comprar uma caixinha. É preciso saber qual o modelo e tamanho mais indicados para seu gato. E ainda, quantas liteiras você precisa, caso tenha mais de um gatinho em casa.

Além disso, depois de colocar a liteira no lugar onde será o banheiro dos pets, pode ser necessário seguir algumas dicas para que eles usem corretamente o local, como essas que mostramos a seguir.

Como escolher a melhor liteira para gatos

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet vai perceber que existem vários tipos de liteira para gatos. Saber escolher a certa traz mais garantia de que seu gatinho vai querer usá-la. 

Em relação ao tamanho, ela deve ser de acordo com o porte do pet. Para filhotes, por exemplo, a primeira liteira pode ser pequena, mas suficiente para que ela possa subir pela lateral sem ter que pular e que possa dar voltas sobre ele mesmo. Porém, à medida que o gatinho for crescendo você vai precisar aumentar o tamanho da caixa de areia.

Tanto para filhotes como para adultos, se você quiser ser mais certeiro na escolha do tamanho da liteira, meça o pet do nariz até o final da cauda e escolha uma caixa com 1,5 vezes essa medida.

Sobre a escolha do material que a liteira para gatos é feita, dê preferência àqueles não porosos, como os de plástico que têm maior durabilidade e facilitam a higienização.

 

liteira para gatos

 

SAIBA MAIS: DESCUBRA POR QUE O CHEIRO DO XIXI DOS GATOS É MAIS FORTE

Quanto ao tipo de areia, é preciso prestar atenção às preferências do gato. Existem várias opções no mercado, desde as areias absorventes e aglomerantes e até as biodegradáveis.

Além disso, como os gatos são bastante territorialistas, se você tiver mais de um em casa, é preciso seguir um cálculo simples para garantir o número certo de caixas de areia. O ideal é ter uma liteira para cada gato, mais uma extra. Ou seja, se você tem quatro felinos em casa, precisa ter cinco liteiras.

Dicas para ensinar seu gato a usar a caixinha de areia

Após definir o modelo da liteira e o tipo de areia, avalie onde ela ficará. O ideal é que fique em um ambiente de fácil acesso para o gato, longe dos potes de água e comida e sem barulhos altos, como o da máquina de lavar.

Se você tem um filhote em casa, a partir das três semanas de vida ele já pode receber treinamento para usar a liteira, caso não faça isso instintivamente. O primeiro passo é colocá-lo na caixinha em diferentes momentos, para que se adapte com o acessório e a textura da areia. Deixei o gatinho ali e observe para ver o que ele faz.

Normalmente, ele irá cavar na areia. Caso isso não aconteça, você pode pegar as patinhas dianteiras do pet e simular uma escavação. Com o tempo, ele passa a fazer esse movimento sozinho. 

Se estiver lidando com um gato adulto, a adaptação pode ser um pouco mais fácil, pois da mesma forma que os filhotes, o uso será instintivo. No entanto, você precisa dar atenção a alguns detalhes para que ele mude de hábitos e faça suas necessidades apenas na liteira. O mais importante é não colocar jornal ou tapete higiênico próximo à caixa. Isso pode confundir o pet sobre qual deles utilizar como banheiro.

Tanto os filhotes quanto os adultos podem levar um tempo para usar corretamente a liteira. Por vezes, vão acontecer alguns acidentes e, caso você perceba que ele está jogando areia para fora ou que ainda não faz as necessidades sempre dentro da caixa, não brigue com o animalzinho. Afinal, isso pode assustar seu gato e prejudicar o treinamento, fazendo com que ele demore mais tempo para usar a caixa. 

 

liteira para gatos

 

SAIBA MAIS: COMO EVITAR ODORES DESAGRADÁVEIS NA CAIXINHA DE AREIA

Atenção à limpeza da liteira

Quando se trata do banheiro dos gatos, um dos pontos mais importantes a se observar é a limpeza. Alguns gatos se recusam a utilizar o acessório se a areia estiver suja, com detritos. Nesse caso, eles optam por fazer xixi e cocô em outros locais e isso pode dar uma falsa sensação de que ele não se adaptou ao uso da liteira.

Para fazer a higienização da caixa de areia, o ideal é tirar os restos de xixi e cocô diariamente. Também é necessário trocar a areia, pelo menos uma vez por semana, conforme o uso e o tipo de areia, e lavar a caixa com água e sabão neutro.

Após essa limpeza, você também pode aplicar Enzimac Gatos, um neutralizador de odores à base de enzimas naturais que elimina todo cheiro ruim. Ele também pode ser usado diariamente, após o recolhimento dos detritos. Para isso, basta borrifar alguns jatos sobre a areia. Sua fórmula é natural, por isso, é totalmente seguro para os pets.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220