
29 de novembro de 2019
Infecção urinária nos pets: conheça os sintomas e como tratar
Se preferir, ouça a matéria:
Os sintomas de infecção urinária nos pets nem sempre se manifestam, mas essa é uma doença comum entre cães e gatos. Ela é causada por microorganismos que se depositam no sistema urinário e impedem seu funcionamento correto. Assim, o corpo dos animais não consegue expelir as substâncias tóxicas que são eliminadas com o xixi.
Por isso, a atenção ao comportamento de cães e gatos é uma das formas mais eficazes identificar esse problema e evitar complicações como a evolução do quadro para uma infecção renal. Em alguns casos, a infecção também pode levar à formação de cálculos na bexiga, e isso dificultar o tratamento.
Animais com mais idade ou que já apresentam outros problemas de saúde, como diabetes ou doenças na próstata, estão mais propensos a desenvolver alguma infecção urinária.
SAIBA MAIS: INFECÇÕES NA PELE DE CÃES E GATOS – VEJA AS MAIS COMUNS E TRATAMENTOS
As doenças do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF) estão entre as infecções que mais preocupam. Além de serem comuns de acontecer a animais em qualquer idade, estas enfermidades são incômodas e, por isso, o tratamento deve iniciar o quanto antes.
Além disso, existem vários tipos de infecções que podem afetar a bexiga e a uretra dos pets. Quando não tratadas corretamente e logo no início, podem evoluir para quadros de cistite, nefrite e cálculos urinários.
Por isso, para melhorar as condições de vida do seu cão ou gato e contribuir para mantê-los sempre saudáveis, é preciso ficar atento a alguns sintomas que podem indicar a presença de infecção urinária nos pets.
Principais sintomas da infecção urinária nos pets
1 – Dificuldade para urinar
2 – Fazer xixi em vários locais que não o habitual
3 – Mudança na coloração da urina
4 – Presença de sangue e odor forte na urina
5 – Aumento na frequência de xixi
6 – Febre
7 – Falta de apetite
8 – Miados, latidos e choro enquanto urina
9 – Mudanças comportamentais
SAIBA MAIS: COMO ACABAR COM O MAU CHEIRO DE XIXI DE GATO EM CASA
Caso identifique qualquer destes sintomas ou comportamentos fora do comum, procure o Médico Veterinário. Mesmo que não perceba nada disso, a seguir mostramos alguns cuidados para evitar que essas doenças surjam.
Como evitar o surgimento de infecções em cães e gatos
– Deixe água limpa sempre à disposição dos pets
– Mantenha a caixinha de areia limpa, afinal, higiene é tudo
– Troque o tapete higiênico com frequência
– Jamais impeça o animal de fazer xixi, pois isso pode prejudicar muito a saúde dele
– Mantenha uma alimentação adequada para os pets
– Evite situações em que os pets fiquem muito agitados ou passem por estresse
– Mudanças ou viagens repentinas podem levar à baixa da imunidade dos animais
– Realize consultas periódicas com o Médico Veterinário
Principais tratamentos
Sempre que perceber qualquer sintoma diferente no seu animalzinho de estimação, o primeiro passo é procurar um Médico Veterinário. Dessa forma, se houver suspeita de infecção urinária, converse com o especialista sobre a realização de exames e as opções de tratamento disponíveis.
Em alguns casos, a mudança na alimentação para uma ração adequada às necessidades do animal, com controle de PH, pode ajudar. Isso porque esse ajuste diminui a formação de cristais na urina, que obstruem a uretra e causam dor.
SAIBA MAIS: ALIMENTOS PROIBIDOS PARA OS PETS – VEJA O QUE CÃES E GATOS NÃO PODEM COMER
Em outras situações, é necessário tratamento com antimicrobiano e um dos medicamentos indicados para os cães é o Enrogard. O comprimido de uso oral é ideal para esses casos e está disponível em apresentações de 15mg para animais de até 3kg, de 50mg para aqueles com até 10kg, e 150mg para os doguinhos maiores. Além disso, o medicamento vem sulcado, com uma marca no centro para facilitar o corte e adequar as dosagens ao tamanho do pet, finalizando o tratamento de forma segura.
