18 de julho de 2021

Gatos arranhando o sofá: descubra como mudar esse comportamento

Se você já precisou reformar ou trocar algum móvel da casa por causa dos hábitos do seu pet, esse conteúdo será bastante útil. Principalmente se na sua casa tem gatos arranhando o sofá. Esse hábito, comum aos felinos, tem motivações como afiar as garras ou demarcar território. Ou ainda, para se exercitar e trabalhar os músculos. Mas eles também podem fazer isso por causa do tédio. Afinal, ele precisa ocupar seu tempo livre com algo, melhor ainda se puder arranhar.

Se preferir, ouça a matéria:

Por isso, nada de reprimir o gatinho ou puni-lo de alguma forma quando o sofá aparecer com arranhões. O certo é entender o que está motivando esse comportamento e tentar fazer com que ele mude o foco.

A seguir, a gente apresenta algumas dicas valiosas para você aplicar em casa e evitar que os móveis fiquem repletos de marquinhas felinas.

Gatos arranhando o sofá


5 dicas para lidar com gatos arranhando o sofá

1 – Invista no enriquecimento ambiental

Também chamado de gatificação da casa, o enriquecimento ambiental é uma forma de tornar seu lar perfeito para os felinos. Com os objetos certos e algumas adaptações nos móveis e decoração, sua casa fica pronta para despertar todos os instintos do pet.

Dessa forma, você envolve os felinos em espaços mais dinâmicos e interativos. Além disso, ajuda a desenvolver seus sentidos.

Para fazer o enriquecimento ambiental você pode providenciar prateleiras e nichos presos à parede, em locais altos para que o gato passeie ou deite para uma sonequinha. Deixar algumas caixas pelo chão também pode ajudar, pois eles curtem a ideia de ter onde se esconder.

SAIBA MAIS: DEIXE A CASA PERFEITA PARA SEU GATO COM O ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

2 – Dê atenção a seu gato e faça ele gastar energia

Uma das formas de evitar que seu gato fique entediado e, com isso, arranhe os móveis, é fazer ele gastar energia. Reservar um momento do dia para brincar com o pet ajuda nessa tarefa. Mas é importante que você vá além dos carinhos e das escovadas de pelo.

O ideal é pensar em atividades que façam o gato se movimentar bastante, como as brincadeiras do tipo caça. Para isso, faça com que ele corra atrás de você pela casa, mas atenção para não fazer dele a presa, pois isso pode incentivá-lo a fugir de você em outras situações.

Jogar bolinhas também pode ser interessante para os felinos. Além disso, correr pela casa atrás do objeto gasta bastante energia e, se ele for daqueles que não devolve a bolinha, até você acaba se exercitando.

Também é interessante pensar em alguma brincadeira que ele possa fazer sozinho, quando você não estiver em casa. Por isso, providencie brinquedos que despertem a atenção do pet.

Gatos arranhando o sofá

3 – Providencie arranhadores

Os arranhadores são ótimas alternativas para evitar que os gatos arranhem o sofá. Além de serem feitos de texturas agradáveis para os felinos, alguns modelos trazem brinquedos e tocas acoplados, que despertam ainda mais a atenção do pet.

Existem vários tipos de arranhadores disponíveis no mercado, como os de sisal, papelão ou pelúcia. Além disso, você também encontra tutoriais na internet que ensinam como fazer o acessório em casa.

Nem sempre o gato vai usar o arranhador assim que você colocar perto dele. Alguns animais precisam ser ensinados a usar o acessório. Nesse caso, coloque o objeto próximo ao sofá que ele gosta de arranhar e, sempre que se deparar com a cena dele afiando as garras no móvel, tire-o do local e coloque-o no arranhador. Pode ser que seja necessário mostrar para o pet como arranhar. Por isso, pegue as patinhas dele e passe pelo objeto. Outra opção é colocar um pouco da planta chamada catnip no arranhador. Assim ele será atraído até o acessório.

4 – Apare as unhas do seu gato

Com o passar do tempo, as garras dos gatos criam camadas envelhecidas que precisam ser removidas. Por isso eles precisam tanto arranhar os objetivos, já que além de manter as unhas afiadas, auxilia a deixá-las no tamanho necessário para não atrapalhar sua locomoção.

Para evitar que eles sintam necessidade de arranhar, você pode providenciar o corte das unhas. O ideal é que um profissional faça isso para evitar que se machuque a unha do cão. Afinal, nem sempre é fácil identificar onde termina a unha e começa a parte viva dela, ou seja, a região onde estão os vasos sanguíneos.

5 – Repelentes olfativos ajudam a lidar com gatos arranhando o sofá

Se mesmo com todas essas técnicas seu gato continua arranhando o sofá, você pode contar com alguns aliados, como os repelentes olfativos. O Afaste Pet Forte é um deles. Além de ter fórmula natural, à base de óleo de canela que o torna seguro para o pet, pode ser aplicado em vários tipos de superfícies.

Ele é um repelente que atua no condicionamento e educação dos gatos para mantê-los longe de locais onde não podem ficar. Com apenas duas aplicações diárias de Afaste você consegue mudar os hábitos de seu animal e tornar a convivência entre vocês mais agradável.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220