13 de abril de 2021

Gato com fome excessiva? Veja o que pode estar causando isso

Se preferir, ouça a matéria:

Desde o momento que você adota um pet, já deve saber que alimentação é parte crucial dos cuidados que ele precisa. Quando se trata dos felinos isso é ainda mais importante, pois vira e mexe ele vai estar lá puxando suas pernas e pedindo mais. Mas atenção, gato com fome excessiva pode ser um alerta de que algo que não está bem com o pet.

SAIBA MAIS: SAIBAS QUAIS ALIMENTOS SÃO PROIBIDOS PARA OS PETS

Se mesmo depois dele se alimentar o pedido por comida não parar e o comportamento for cada vez mais excessivo, é hora de procurar ajuda. Afinal, outros fatores como necessidade de atenção, transtornos ou doenças também podem fazer com que eles sintam vontade de comer mais que o normal.

4 motivos para seu gato querer comer demais

1 – Desnutrição

Se o seu gato não mantém o acompanhamento com um Médico Veterinário para saber a quantidade ideal que o pet deve comer por dia, ele pode estar desnutrido. Quando isso acontece, um dos sintomas é a fome excessiva, mesmo que já tenha se alimentado. Isso acontece porque a quantidade de calorias que ele ingere não é suficiente para suprir seu gasto calórico.

2 – Doenças

Hipertireoidismo e diabetes são algumas das doenças que podem aumentar o apetite dos gatos. Com o excesso de hormônio tireoidiano no organismo, o metabolismo do pet acelera, o que faz aumentar a queima de calorias e a vontade de comer ser mais frequente. No caso da diabetes, a falta de insulina produzida pelo corpo é que causa a necessidade de comer mais.

3  – Mudança na rotina alimentar

Se de uma hora para outra você reduz a quantidade de vezes que seu gato come por dia ou diminui o tamanho das porções, o pedido por mais comida pode surgir. Além disso, se ele está acostumado com uma alimentação de livre demanda, com comida e petiscos sempre disponíveis e isso para de acontecer, é bem provável que ele proteste.

4 – Vermes 

Gato com fome excessiva também pode ser sinal da presença de vermes no organismo do pet. Isso porque os parasitas podem causar bloqueio dos nutrientes que ele ingere na comida. Dessa forma, além da perda de peso, vômito e diarreia, as endoparasitoses podem causar vontade de comer mais.

Para evitar que isso aconteça, faça a vermifugação frequente do seu pet. O Giardypet é um vermífugo ideal para manter seu gatinho protegido dos vermes e também da giardíase. Ele é um medicamento completo com comprimidos divisíveis e palatáveis, o que facilita a aceitação do remédio pelo pet.

 

gato com fome excessiva

 

Gato com fome excessiva pode ser sinal de falta de atenção

Apesar de serem considerados animais individualistas e até antissociais, os gatos gostam de atenção sim. Principalmente quando estão entediados ou passam muito tempo sozinhos em casa. Para demonstrar que querem atenção, alguns podem ficar pedindo por comida. Afinal, esse é um momento em que os humanos precisam parar o que estão fazendo para se dedicarem ao pet.

Dicas para identificar se o seu gato está com fome

Não tem jeito, se o gato está com fome ele vai dar um jeito de avisar seu humano. Gritos, miados excessivos e até alguns arranhões nas pernas dos tutores servem para expressar que está na hora de comer.

Se você ainda não consegue identificar quando seu gato pede por ração, sachê ou petisquinhos para beliscar, confira alguns comportamentos que podem ajudar.

– Esfregar-se nas pernas do tutor

– Ficar próximo do pote de ração e encarar os humanos

– Miar excessivamente

– Esfregar-se no móvel onde a ração fica guardada

– Arranhar pernas e braços dos tutores

 

gato com fome excessiva

 

Como agir diante de um gato com fome excessiva

Seu gato é daqueles que está sempre pedindo mais comida, você já levou ao Médico veterinário e não tem nada de errado com ele? Nesses casos, ele pode ser guloso mesmo e cabe a você não ceder aos pedidos para evitar que ele se torne obeso. 

O ideal é que junto com o Médico Veterinário você desenvolva um esquema de alimentação para suprir as necessidades do pet sem que ele fique implorando por mais. Mas é preciso ser firme na decisão. Por mais que ele insista, faça carinha de pidão e até chore, evite ceder até mesmo aos petiscos fora de hora. Dessa forma, ele se habitua à rotina alimentar e as chantagens por mais comida podem cessar.

SAIBA MAIS: DEIXE A CASA PERFEITA PARA SEU GATO COM O ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

Outra forma de encarar um gato com fome excessiva é oferecendo entretenimento a ele. Afinal, o tédio pode ser a causa do pedido por mais ração. Nesse caso, ofereça novos brinquedos ao pet e invista no enriquecimento ambiental. Assim ele tem mais com o que se ocupar do que o pote de ração.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220