11 de dezembro de 2020

Frutas proibidas para os pets: o que cães e gatos podem comer

Se preferir, ouça a matéria:

Verão, Natal e Ano Novo. A combinação ideal para aumentar o consumo de frutas. Seja pra refrescar ou para compor as ceias de final de ano, elas estão ainda mais presentes na nossa alimentação. Mas e eles, os cães e gatos, será que podem saborear uvas, maçãs e laranjas como a gente? Ou existem frutas proibidas para os pets?

É sobre isso que a gente fala neste blog. Mesmo que seu amiguinho de quatro patas tenha uma alimentação natural e balanceada, é preciso ficar atento para itens que não devem fazer parte da dieta dele.

SAIBA MAIS: DESCUBRA OS ALIMENTOS PROIBIDOS PARA OS PETS

Aqui, a gente traz alguns exemplos de frutas que podem fazer mal à saúde dos animais. Para saber se o seu pet pode ou não comer outras variedades, o ideal é consultar um Médico Veterinário, de preferência, especialista em nutrição animal.

Principais frutas proibidas para os pets

De forma geral, as frutas são benéficas para cães e gatos. Mas seu consumo merece alguns cuidados como, por exemplo, em casos de animais diabéticos, pois algumas contêm doses elevadas de açúcar. Da mesma forma, a quantidade de fruta que o pet ingere deve ser controlada. Não pode ser a base de sua alimentação, nem mesmo substituir a ração ou a alimentação natural que ele consome.

Frutas proibidas para os pets

A seguir, confira algumas das frutas proibidas para os pets.

Uvas são tóxicas

Bem comum nesta época do ano, as uvas não devem ser oferecidas a cães e gatos. Elas são tóxicas e causam problemas renais e no fígado. O mesmo vale para a fruta em forma de passas, que entre Natal e Ano Novo invade os pratos da ceia. De forma alguma compartilhe refeições que contém uva passa com seus pets.

Frutas cítricas devem ser evitadas

O limão e outras frutas cítricas como o abacaxi e a laranja não são exatamente perigosas para os pets. Mas a alta concentração de acidez que elas apresentam prejudicam o estômago dos animais. Por isso, evite que cães e gatos consumam frutas cítricas. Em excesso, causam problemas gastrointestinais como vômitos, dor de estômago e diarreia.

Abacate está no topo das frutas proibidas para os pets

O abacate está no topo das frutas proibidas para os pets. Ele tem um alto grau de toxicidade por causa da persina. Quando consumida, essa substância causa vômito, diarreia e pancreatite. A fruta ainda contém grande quantidade de gordura vegetal. 

Frutas proibidas para os pets

O perigo dos caroços e sementes de frutas

Algumas frutas como pêssego, maçã, cereja e ameixa não são prejudiciais para os pets. Porém, seus caroços e sementes sim. Eles contêm cianeto que, se consumido em excesso corta o transporte de oxigênio celular e causa a morte do animal. Por isso, se quiser compartilhar essas frutas com seu cão gato não há problema, elas são ricas em fibras e fazem bem para a saúde deles. Mas lembre sempre de retirar as sementes e os caroços.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220