7 de agosto de 2020

Enriquecimento ambiental: deixe a casa perfeita para seu gato

Se preferir, ouça a matéria:

 Se você já ouviu falar sobre gatificação da casa, sabe que o enriquecimento ambiental é uma forma de tornar seu lar perfeito para os felinos. Com os objetos certos e algumas adaptações nos móveis e decoração, sua casa fica pronta para despertar todos os instintos do pet.

Dessa forma, você envolve os felinos em espaços mais dinâmicos e interativos. Além disso, o enriquecimento ambiental ajuda a desenvolver os sentidos dos gatos e faz com que gastem mais energia.

enriquecimento ambiental

Essa é uma alternativa muito eficaz para pets que vivem em apartamentos ou espaços pequenos. Nesses casos, eles precisam de mais distração durante o dia, principalmente se ficam muito tempo sozinhos.

SAIBA MAIS: COMO LIDAR COM ESTRESSE EM GATOS NA QUARENTENA

Sem falar que quando se mantém ativos, a tendência dos gatos desenvolverem doenças como estresse e depressão também reduz. 

Como alcançar o enriquecimento ambiental para seu gato

Primeiro, preste atenção ao comportamento do seu gato. Dessa forma vai perceber que para transformar sua casa no desejo de qualquer felino precisa estimular seu instinto de caça. Até aquela brincadeirinha com pequenas mordidas nas pernas ou mãos do tutor é um sinal de que ele está colocando suas aptidões selvagens à prova. Claro que com muito mais delicadeza e elegância do que se estivesse pelas ruas.

A seguir, a gente apresenta algumas dicas para gatificar sua casa.

Brinquedos com petiscos dentro

Quando o gato se depara com esse objeto, precisa pesquisar e manipular para descobrir como resolver o problema da comida que está ali, bem na sua frente, mas nada acessível. Dessa forma, ele desafia sua inteligência e se esforçar para conseguir comer.

Prateleiras e lugares altos

Os gatos amam viver nas alturas. Lá de cima eles conseguem observar tudo, calcular seus movimentos e até evitar o contato com humanos e outros animais da casa. Na natureza, ficar em cima de árvores ou nos telhados, é uma forma de se sentirem seguros. Prateleiras vazias e acolchoadas presas na parede vão chamar bastante a atenção dos felinos.

enriquecimento ambiental

Arranhadores 

A cena de um gatinho afiando as garras em cadeiras ou sofás é comum para quem vive com eles. Para não ter os móveis estragados nem ficar reprimindo o pet, a dica é disponibilizar arranhadores feitos especificamente para os felinos. Renovar as unhas é um comportamento natural deles e serve para satisfazer sua necessidade fisiológica de se preparar para caça. Para atrair a atenção do gato até o arranhador, é possível  espalhar um pouco de catnip nele. A erva do gato, como essa planta é chamada, vai fazer ele ficar mais tempo por ali.

SAIBA MAIS: O QUE É A ERVA DO GATO? DESCUBRA TUDO SOBRE CATNIP

Esconderijos

Os felinos não podem ver uma caixinha de papelão que já pulam pra dentro. Isso acontece porque eles gostam de ficar fora da linha de visão dos humanos. Também se sentem mais seguros quando estão escondidos. Lojas especializadas comercializam algumas casinhas que podem ser penduradas na parede para os pets usarem como esconderijos.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220