21 de fevereiro de 2020

Gosta de dormir com os pets? Atenção a essas dicas

Se preferir, ouça a matéria:

Conteúdo atualizado em 28/06/21

Todo mundo que tem cães e gatos em casa gosta de ficar aconchegado em cima da cama e até dormir com os pets. Isso faz bem para a relação entre humanos e animais. Mas é preciso atenção para proteger tanto os pets como seus tutores.

Para que isso aconteça, mantenha o pet sempre com os banhos, as vacinas e a vermifugação em dia. Além disso, limpe as patinhas sempre que ele voltar da rua e troque a roupa de cama semanalmente.

SAIBA MAIS: DICAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA PARA QUEM MORA COM CÃES E GATOS

Além disso, antes de decidir se ele pode subir para cama e aproveitar todo conforto ou se é melhor ele ter uma caminha inteira só para ele, é preciso estar atento a algumas informações.

dormir com os pets

Dicas para quem não abre mão de dormir com os pets

1 – Estimule a independência dos pets

Animais que ficam muito tempo com seus tutores, quando precisam se separar deles, seja por causa do trabalho, de viagens ou até mesmo por questões de saúde, demoram a se adaptar a outras pessoas e ambientes. Deixá-los independentes, com seu próprio cantinho, reduz a possibilidade de estresse e comportamentos agressivos em situações fora do comum. Por isso, não tem problema nenhum dormir com os pets, mas é importante que eles tenham um lugar só deles. Assim, você reduz as chances de eles se tornarem ansiosos e inseguros quando precisarem ficar só.

SAIBA MAIS: 3 DICAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER PARA EDUCAR CÃES E GATOS

2 – Atenção à qualidade do sono

Tanto para você quanto para seu peludinho, dormirem na mesma cama pode ser sinal de sono com interrupções. Toda vez que um se mexer, levantar para tomar água ou para ir ao banheiro, o outro pode acordar. E assim, a noite que era para ser de descanso, acaba sendo cansativa para todos. Uma dica para deixar essa convivência mais tranquila é alternar os dias de dormir com os pets.

3 – Mantenha a higiene em dia

Você pode até pensar que por causa dos banhos semanais seu pet se mantém limpinho por mais tempo. Isso é parcialmente verdade, pois para aqueles que passeiam em ruas e parques diariamente ou circulam pelas áreas externas de casa, nem mesmo todo o cuidado da pet shop pode evitar que tragam sujeiras para cima da sua cama. Os coliformes fecais, ácaros, fungos e pulgas podem ser transmitidos para seus lençóis e travesseiros.

 

dormir com os pets

 

SAIBA MAIS: COMO ACABAR COM O MAU CHEIRO DO XIXI DE GATO EM CASA

Se você mantém todos estes cuidados e está tudo certo com a higiene do pet, uma boa dica para evitar que a roupa de cama fique com cheiros característicos de cães e gatos é utilizar o Enzimac spray ou o Enzimac gatos. Totalmente seguros, estes possuem fórmula à base de enzimas naturais. Por isso, não deixam resíduo e eliminam manchas e odores desagradáveis, além dos de urina e fezes.

Agora você já sabe: é só ficar atento a estas orientações que seu melhor amigo está liberado para aproveitar o aconchego da cama juntinho de você. Ou, quem sabe, de outros humanos com quem vocês compartilham a casa. Mas lembre de redobrar os cuidados quando ele estiver há muito tempo sem banho ou circular com mais frequência por ambientes menos higienizados.

Benefícios de dormir com cães e gatos

Quem opta por ter a companhia dos pets durante o sono tem a seu favor alguns benefícios. Isso vale tanto para os humanos quanto para os animais, pois com os cuidados necessários, todos ficam mais felizes com essa aproximação.

Entre os principais benefícios de dormir com os pets estão:

– Sensação de relaxamento e conforto

– Alívio do estresse, ansiedade e depressão

– Fortalecimento do vínculo

– Sensação de segurança

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220