3 de setembro de 2021

7 curiosidades sobre os gatos: desvende alguns hábitos dos felinos

Você, que convive com felinos, em alguns momentos se pega pensando o que se passa na cabecinha deles? Além de terem personalidades bem peculiares, todos os dias surge uma surpresa diferente para movimentar a rotina. Mas para entender esses hábitos é preciso conhecer algumas das principais curiosidades sobre os gatos. 

Alguns desses fatos, além de curiosos, ajudam a conhecer melhor os pets e entender o que comportamentos específicos querem dizer, como por que preferem beber água na torneira mesmo com o potinho cheio, ou por que ele fica olhando fixamente para você.

Para descobrir essas e outras respostas, continue a leitura.

 

curiosidades sobre os gatos


7 principais curiosidades sobre os gatos

1 – Morder as unhas

Se o seu gatinho tem o hábito de morder as unhas de vez em quando, não se preocupe. Esse é uma das curiosidades sobre os gatos que tem relação com a higiene do pet. É como se ele estivesse fazendo o trabalho da manicure, removendo as partes desgastadas das unhas, já que as garras são compostas por várias camadas.

Mas se isso acontece com muita frequência, fique alerta, pois pode ser um sinal de estresse, tédio ou ansiedade. Nesses casos, observe se há vermelhidão nas patas, sangramento ou falta de pelos e procure um Médico Veterinário para orientar sobre o que fazer.

SAIBA MAIS: DESCUBRA POR QUE OS GATOS ARRANHAM O SOFÁ E COMO MUDAR ESSE HÁBITO

2 – Ignorar os humanos é uma das maiores curiosidades sobre os gatos

Já ficou horas chamando seu gato e ele nem aí para você? Não se preocupe, não está sozinho nessa. Afinal, ignorar os humanos é algo que os gatos fazem com maestria. Mas isso não significa que ele não goste das pessoas, pois em outros momentos até se aproxima e pede carinho.

Ele ignora porque não está a fim de interação, porque resolveu ficar na dele e mostrar que não depende de você. Ou já esqueceu que os felinos têm a fama de serem independentes? Então, nada de forçar uma interação com o pet, ele até vai curtir que você respeitou esse momento mais introvertido.

3 – Trocar a caminha por uma caixa

Você voltou da pet shop com uma cama nova, espaçosa e muito confortável, mas seu gato preferiu deitar naquela caixa de papelão que estava jogada em um canto. Essa é uma das cenas mais comuns para quem tem um felino por perto. Mas isso não quer dizer que ele fez pouco caso do presente. Está relacionado à necessidade de proteção que o pet sente.

A caixinha representa um lugar seguro e protegido, onde pode se esconder. Enquanto que dormir na caminha aberta o deixa mais vulnerável e, na cabeça dele, o torna um alvo fácil para os predadores. Talvez trocar a cama aberta por uma em formato de toca ajude a deixá-lo mais confortável do que em uma caixa.


curiosidades sobre os gatos

4 – Bater com a patinha na água

Já percebeu que alguns gatos, antes de beber a água do potinho, batem com a patinha? Eles fazem isso para movimentar o líquido e checar se ele está fresquinho. Isso também explica porque, mesmo com o bebedouro cheio, existem aqueles que preferem beber direto da torneira. 

Se o seu gato faz isso com frequência, avalie colocar uma fonte à disposição dele ou, pelo menos, trocar a água do pote com mais frequência durante o dia.

SAIBA MAIS: COMO A HIDRATAÇÃO PROTEGE SEU GATO DOS RISCOS DO SÓDIO DA ALIMENTAÇÃO

5 – Rosnar para você, para as visitas ou para o nada

Sim, os gatos rosnam. Não como os cães que fazem aquele clássico “grrr”. Os felinos rosnam vocalizando sons que se parecem a um miado alto e rouco. Além disso, a postura corporal se modifica, as pupilas dilatam, a boca fica bem aberta, eles mostram os dentes, colocam as orelhas para trás e deixam a coluna arqueada.

Mas isso acontece por alguns motivos que mostram algo de errado para o pet. Pode ser porque estão irritados com outro pet, porque você fez carinho onde não devia ou se assustou com algo.

Essa é uma forma dele indicar que vai atacar, seja você, as visitas ou outro pet. Então, se ele rosnar, é melhor não se aproximar. Mas preste atenção ao ambiente para identificar o motivo da rosna e eliminá-la do campo de visão do gato.

6  – Olhar fixamente para você

Quantas vezes você já ficou tentando entender por que seu gato olha fixamente em sua direção? Provavelmente muitas, porque esse comportamento é supercomum entre os felinos. Quase sempre, ele só está interessado e curioso no que você está fazendo. Mas existem outros motivos, como querer sua atenção, estar atento a algum som que vem da sua direção ou porque se sente ameaçado por algo que ainda não identificou.

7 – Seguir as pessoas até o banheiro também é uma curiosidade sobre os gatos 

Depois de ignorar todo mundo na casa, basta alguém se levantar para ir ao banheiro que lá está ele, o gato. Se você se identifica com essa cena, veja por que ela é comum.

Isso acontece porque os gatos se sentem mais protegidos quanto têm você no campo de visão e, como o banheiro é um local mais privado, ele prefere ir junto a perdê-lo de vista.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220