8 de fevereiro de 2021

Curiosidades sobre cães: 9 fatos que você precisa conhecer

Se preferir, ouça a matéria.

Se você chegou até este conteúdo, provavelmente tem ou pretende ter um cachorrinho. Mas será que você sabe tudo sobre esses pets? Existem muitas curiosidades sobre cães que a gente nem imagina. Por isso, reunimos algumas delas para compartilhar com você.

Enquanto umas dizem respeito ao comportamento do melhor amigo do homem, outras estão relacionadas às características físicas do pet. Mas todas elas nos ajudam a conhecer melhor nosso companheiro.

curiosidades sobre cães

9 principais curiosidades sobre cães

1 – Eles possuem 42 dentes

Assim como outros mamíferos, os cachorros nascem sem dentes, que começam a aparecer quando eles têm cerca de 3 semanas de vida. Até os dois meses, quase toda dentição já nasceu e é possível encontrar 28 dentinhos temporários. Entre quatro e seis meses, tem início a troca de dentes do pet. Ela acontece gradualmente e pode levar cerca de dois meses para ser concluída. Após os sete meses, o pet já está com a dentição completa, totalizando 42 dentes.

2 – Cães não são apenas carnívoros

Sim, nossos pets gostam de comer carne. Mas isso não significa que a dieta deles deva ser baseada apenas nestes alimentos. Uma das curiosidades sobre cães que mais chama a atenção é o fato de serem onívoros. Isso quer dizer que o organismo deles precisa de nutrientes extraídos de plantas e vegetais. Dessa forma, podemos dizer que tanto com fonte de alimento animal quanto vegetal eles são capazes de permanecerem saudáveis.

SAIBA MAIS: FRUTAS PROIBIDAS PARA OS CÃES

3 – Possuem olfato aguçado

Que os cães são ótimos farejadores quase todo mundo sabe. Mas o que a gente quer contar é que o olfato deles é muito mais aguçado do que se imagina. Principalmente em relação ao dos humanos, já que possuem 300 milhões de receptores olfativos, 60 vezes a mais que a gente.

O formato do focinho também contribui para deixar esse sentido mais apurado. Além de ser muito fofo, o desenho do narizinho deles permite que utilizem um dos canais para inspirar e o outro para expirar. Assim, cada vez que cheiram uma amostra de ar, identificam diferentes elementos.

4 – Cães possuem uma terceira pálpebra

Membrana nictitante é o nome da terceira pálpebra que os cães possuem. É uma cartilagem em forma de T, que ajuda a limpar os olhos do pet, removendo o muco dos globos oculares. Também é importante para a produção de lágrimas e lubrificação dos olhos caninos.

5 – Cães também têm impressão digital

Assim como a gente, os cães possuem características que os tornam únicos. No entanto, a impressão digital deles não está nos dedos e sim no nariz. Pequenas linhas se formam em cima do focinho do pet e o formato delas é exclusivo de cada animal.

curiosidades sobre cães

6 – Eles nascem surdos e cegos

Para alguns mamíferos que têm gestação mais curta, como os cães, na hora do parto os filhotes ainda não estão com os sentidos totalmente desenvolvidos. Com isso, as pálpebras e os canais auditivos ainda estão fechados e demoram cerca de 2 semanas para abrir.

7 – Cães não enxergam apenas preto e branco

Um dos principais mitos que falam sobre os cães é que eles não enxergam colorido. Na verdade, eles enxergam sim, porém, não conseguem distinguir todas elas. Isso acontece porque, diferente dos humanos, que possuem três cones receptores de cor, os cachorros têm apenas dois. Dessa forma, eles conseguem apenas perceber o que é azul e vermelho e os tons que derivam deles.

8 – Chocolate pode ser fatal para cachorros

Convidar o pet com um pedacinho de chocolate pode ser bem perigoso para ele. Isso porque a teobromina, um dos ingredientes desse doce, quando ingerido pelos cães, estimula o sistema nervoso e o músculo cardíaco. Dessa forma, se for ingerida em grande quantidade pelo animal, pode causar sua morte.

SAIBA MAIS: A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER A RAÇÃO CERTA PARA OS CÃES

9 – Cães comem pasto para aliviar problemas estomacais

Se você acha engraçadinho seu pet mastigando grama, fique de olho. Existem alguns motivos para eles fazerem isso, como desconfortos estomacais, má digestão, cólicas ou intestino preso. Quando ingerem pastos, matinhos ou outras folhas, os cães têm como objetivo expulsar o que está fazendo mal. Em outros casos, não há nada de errado com o animal e ele come pasto apenas porque gosta do sabor.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220