30 de novembro de 2020

Cuidados com os gatos no verão: 5 dicas para proteger seu pet do calor

Se preferir, ouça a matéria:

Quando chega o calor, a atenção com nossos pets precisa ser redobrada. Além do aumento nas infestações de pulgas e carrapatos nessa época, os cuidados com os o gatos no verão incluem ainda estímulos para que bebam mais água e a redução da exposição ao sol.

Até mesmo dentro de casa os tutores precisam ficar atentos para que eles não sofram com a estação mais quente do ano. Ao contrário dos cachorros, quando estão com calor os felinos não ficam ofegantes. Mesmo assim, é preciso ficar alerta para preservar sua saúde e garantir que estejam bem.

SAIBA MAIS: CUIDADOS COM A SAÚDE E HIGIENE DO SEU PET

Por isso, a seguir apresentamos algumas dicas para deixar os gatinhos mais tranquilos e aproveitarem melhor o verão.

5 dicas de cuidados com os gatos no verão

Em qualquer época do ano a hidratação dos gatos deve ser motivo de atenção dos tutores. Eles não costumam ingerir muito líquido e precisam de incentivo para isso acontecer. Por isso, no calor essa deve ser a principal preocupação dos tutores. Felizmente, existem alguns truques que podem auxiliar nessa tarefa.

1 – Aposte nas fontes de água

Se você colocar um potinho com água e abrir uma torneira ao lado, é bem provável que seu gato escolha beber água da torneira. O líquido em movimento desperta a atenção dele. Sem falar que a água está mais fresquinha do que a parada no pote. Por isso, invista em uma fonte, ela será o melhor bebedouro que seu pet já teve. Além disso, pode ser usada em todas as épocas do ano.

2 – Experimente pedrinhas de gelo

Uma água geladinha é tudo que a gente mais quer no calor. Por isso, colocar pedrinhas de gelo no bebedouro é mais um dos cuidados com os gatos no verão que você pode experimentar. Mas lembre de fazer isso com frequência, afinal, o gelo vai derreter e a água voltará a ficar em temperatura ambiente, o que no verão significa quente. 

SAIBA MAIS: COMO A ESCOVAÇÃO AUXILIA NA SAÚDE DOS GATOS

3 – Ofereça tapetes geladinhos

É muito comum ver os gatos com a barriga encostada no chão quando está calor. Eles fazem isso para regular a temperatura do corpo. Você pode ajudar oferecendo a ele tapetes geladinhos, já existem algumas opções no mercado para serem congeladas antes de irem para o piso. Mas se você quiser uma dica caseira, a opção é deixar toalhas molhadas com água gelada espalhadas pelo chão. Assim, se ele sentir calor, pode deitar em cima. 

4 – Avalie tosar seu gato

Se o seu gatinho é daqueles mais peludos como angorá e maine coon, avalie levar ele para tosa. Isso não é uma exigência, mas pode ajudar a amenizar o calor, principalmente se retirar os pelos da barriga.

5 – Reduza os banhos de sol

Quem nunca viu seu gatinho tomando banho de sol precisa prestar mais atenção aos hábitos do pet. Eles gostam bastante de se deitar e aproveitar todo calor que o sol envia. Mas nessa época do ano é preciso atenção para que eles não passem muito tempo expostos aos raios solares. Apesar de não se falar muito, eles também podem desenvolver câncer de pele e, por isso, precisam de protetor solar próprio para uso veterinário. O ideal é que eles peguem sol antes das 10h e após as 17h.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220