24 de agosto de 2020

Conviver com gatos traz benefícios para sua saúde

Se preferir, ouça a matéria:

Ter um animalzinho por perto é sinônimo de companhia para muitas pessoas. Nos últimos meses, essa ideia se intensificou por causa do isolamento social, fazendo com que a adoção de pets aumentasse 50% no país. Talvez o que muitos dos novos tutores ainda não saibam é que muito além de ser um novo parceiro, conviver com gatos, em especial, traz vários benefícios para nossa saúde.

Então, se você está começando sua relação com os felinos ou aumentou o número de gatos em casa nos últimos meses, continue a leitura e veja como esse contato contribui para sua saúde física e mental.

5 benefícios que conviver com gatos oferece

1 – Ronronar terapêutico

Para ouvir seu gato ronronar, basta acariciar sua barriga. Dessa forma, eles se rendem ao contato e, para demonstrar sua satisfação, emitem uma vibração que pode ir de 25 a 150 Hz.

De acordo com estudos como o da revista Scientific American, este som tem efeito terapêutico para os humanos. Entre as consequências benéficas dessas vibrações em baixa frequência está a capacidade de acalmar nosso sistema nervoso central. Assim, sintomas como estresse e ansiedades são amenizados e levam outros benefícios ao nosso organismo.

2 – Redução da pressão sanguínea

Além disso, o ronronar dos felinos aliado ao contato físico com eles contribui para nossa saúde. Combinados, estes dois elementos são capazes de aliviar sintomas e amenizar os picos de pressão alta. Isso porque essa interação desperta sensações calmantes que relaxam nosso organismo.

MORAR COM CÃES E GATOS: DICAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM OS PETS

3 – Aquecedores naturais

Se você tem um gatinho em casa e ainda não se aproveitou da presença dele no sofá para espantar o frio, não sabe o que está perdendo. A temperatura corporal desses felinos é de 39º. Por isso, quando se encostam na gente pedindo carinho, aumenta nossa sensação de conforto. Isso comprova que ter um gatinho por perto aquece não só nosso coração, mas o corpo também. 

conviver com gatos

4 – Menos riscos de ataque cardíaco

O Brasil possui a 3ª maior população de animais de estimação no mundo. Somente gatos, já são quase 24 milhões que estão pelos lares e ruas do país. Quem convive com pelo menos um deles, tem 30% menos chances de ter um ataque cardíaco. É isso que aponta uma pesquisa americana realizada pela Universidade de Minnesota, em Minneapolis. Os pesquisadores afirmam que isso acontece justamente porque ter um felino em casa é relaxante, alivia o estresse e a depressão, principais causadores dos problemas cardiovasculares.

5 – Auxílio na comunicação com crianças autistas

Crianças autistas que convivem com gatos tendem a se comunicar melhor, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Missouri, nos EUA. A conexão entre os pets e os pequenos ajuda na socialização e interação das crianças. Com os felinos por perto, eles se sentem mais seguros para serem inseridos em um novo ambiente.

Como recompensar os benefícios dessa convivência

Tudo que um gatinho precisa para viver bem é encontrar uma família que saiba retribuir todo esse carinho. Para fazer isso, é importante garantir seu bem-estar, por meio de consultas periódicas ao Médico Veterinário e mantendo a vacinação em dia.

conviver com gatos

Mas todos os benefícios que a gente recebe deles podem ser recompensados com muito mais cuidados. Desde a escolha da ração ideal para a raça, porte e idade até a manutenção do ambiente onde eles vivem. Assim, você ajuda a manter a saúde deles em dia.

GATOS EM CASA: DICAS PARA MANTER O AMBIENTE LIMPO E HIGIENIZADO

Além disso, oferecer uma caminha confortável, disponibilizar arranhadores e brinquedos são outras opções de retribuir os benefícios de conviver com gatos.

Uma das formas de garantir o bem-estar do seu gatinho é mantendo a casa, e todos objetos que ele utiliza sempre limpos. Para essa tarefa, você pode contar com o auxílio do Enzimac Gatos, um neutralizador de odores natural e totalmente seguro para os animais. Após a limpeza com água e sabão neutro, o produto pode ser aplicado diretamente na caminha e cobertas. Ele ajuda na higienização dos potes de ração e água, brinquedos, caixinha de areia, pisos e móveis. Também pode ser usado para eliminação de manchas deixadas por fezes, urina, vômito, sangue e outras secreções dos pets.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220