8 de março de 2021

Consulta veterinária: 7 perguntas para fazer na primeira visita do seu gato

Se preferir, ouça a matéria:

Se você é um tutor de primeira viagem ou já tem experiência em cuidar de gatos, precisa saber que assim que seu gatinho chega a sua casa ele deve passar por uma consulta veterinária.

Esse é um momento muito importante para a relação de vocês, pois o Médico Veterinário avalia o quadro geral de saúde do pet e já orienta sobre todos os cuidados que ele precisa. Desde a prevenção de futuras doenças até a identificação de algum problema já existente e o tratamento necessário.

Manter seu gatinho saudável é importante para ele, para sua família e também para outros pets que você já tenha em casa. Afinal, existem algumas doenças que podem ser transmitidas para humanos e também para animais de outras espécies. 

Por isso, se você adotou seu gatinho de uma ONG, de um abrigo ou se comprou em uma pet shop, antes de levá-lo para a consulta peça aos antigos responsáveis todas as informações que possuem sobre a saúde do pet. Caso você tenha resgatado seu companheirinho da rua, não terá essas informações, mas é importante alertar o veterinário onde ele vivia e como estava quando chegou até você.

Além disso, antes de ir para a primeira consulta veterinária do seu felino, veja quais perguntas não podem ficar de fora da sua conversa com o Médico Veterinário.

consulta veterinária

O que perguntar durante a primeira consulta veterinária

1 – Quais vacinas o gato precisa e quando fazer os reforços?

A melhor maneira de manter seu gato livre de doenças é providenciando todas as vacinas que ele precisa. Mesmo que ele tenha sido resgatado das ruas e você não tenha certeza se já recebeu alguma imunização. Por isso, a primeira pergunta durante a consulta veterinária deve ser essa. 

O Médico Veterinário vai desenvolver um calendário vacinal com todas as imunizações que seu pet precisa. Além disso, vai indicar quais necessitam de reforços anuais, como a antirrábica e a V4 que protege contra quatro doenças: rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose.

SAIBA MAIS: CONHEÇA AS 4 DOENÇAS MAIS COMUNS EM GATOS

2 – Ele precisa fazer algum exame após a consulta veterinária?

Alguns exames são essenciais para verificar o quadro de saúde do seu gato. Entre eles, para detectar FIV e FELV duas doenças muito comuns entre os felinos, que não possuem cura e quando não tratadas corretamente podem comprometer a qualidade de vida deles. 

Caso o exame para FELV, também conhecida como leucemia felina, seja positivo, seu gato precisará passar por tratamento e acompanhamento veterinário. Porém, se o resultado for negativo, será necessário providenciar a vacina contra essa doença.

Já para a FIV, chamada de AIDS felina, não existe vacina e, caso o gato esteja infectado, precisará de tratamento e acompanhamento pelo resto da vida. 

3 – E a vermifugação, como saber quando é tempo de fazer?

Durante toda a vida os gatos precisam passar por vermifugações frequentes. Por isso, é tão importante verificar com o Médico Veterinário qual a frequência ideal para seu pet. De forma geral, o combate aos vermes deve ser feito a cada três meses e mesmo as fêmeas prenhes precisam dessa proteção.

Aproveite a consulta para conversar com o especialista sobre o Giardypet, um vermífugo completo, com comprimidos divisíveis e palatáveis que também protege seu gato contra a giardíase. 

SAIBA MAIS: COMO PROTEGER SEU GATO DA GIARDÍASE

4 – Qual o melhor alimento para ele?

São tantas opções de alimentos para os pets que sempre é melhor pedir a opinião de um especialista para identificar qual é a melhor. Antes de fazer a recomendação, ele vai avaliar a raça, o porte e a idade do seu gatinho. Além das necessidades nutricionais do pet que vão determinar também a quantidade de ração diária.

consulta veterinária

5 – Qual o peso do seu gato e como saber se ele está se desenvolvendo conforme o esperado? 

Provavelmente, logo no início da consulta o Médico Veterinário irá pesar seu gatinho. Aproveite o momento para saber a medida e converse com o profissional sobre qual é o peso ideal para o pet. Assim você pode acompanhar o desenvolvimento dele e perceber caso haja um emagrecimento ou engorda além do esperado.

6 – Quais os principais cuidados com a higiene dele?

Muito se fala sobre os gatos serem os pets mais higiênicos que existem. Mesmo assim, é importante que você adote alguns cuidados para mantê-los sempre limpos e livres de doenças. Um dos principais cuidados é com o local onde fazem suas necessidades e a limpeza frequente deste espaço. Peça para o Médico Veterinário algumas dicas sobre como identificar se o melhor para seu gato é uma caixinha de areia ou os tapetes higiênicos. Além disso, converse com ele sobre escovação dos pelos e dos dentes, limpeza das orelhas, corte de unhas e a necessidade de banhos.

Para eliminar odores e manchas das necessidades do seu gatinho, você pode contar com Enzimac Gatos.

7 – Quando ele precisa retornar para uma nova consulta veterinária?

Por fim, e tão importante quanto as outras perguntas, verifique com o Médico Veterinário quando seu pet deve retornar para uma nova consulta. Isso vai depender se houve a solicitação de exames, se ele fará um check-up ou se precisa de acompanhamento mais frequente.

Com todas essas respostas e seguindo as orientações do Médico Veterinário, seu gato terá uma vida mais saudável e você terá seu companheirinho bastante tempo por perto.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220