20 de novembro de 2018

Carrapatos no verão: como prevenir as infestações

Dentro de algumas semanas a estação mais quente do ano chega para ficar. Com ela surgem também os cuidados redobrados com a saúde de cães e gatos, principalmente por causa da maior proliferação dos carrapatos no verão.

Para evitar que o surgimento dos parasitos afete seus pets e sua casa, a seguir mostramos algumas dicas para manter o ambiente livre de infestações.

Proteja-se dos carrapatos no verão

Os carrapatos são um tipo de parasito que, quando contaminados, podem transmitir doenças para os pets e também para os humanos. Infestações severas também podem levar os animais à morte. Por isso é muito importante se proteger das infestações.

Além da transmissão dos parasitos ocorrer de um animal para outro, eles podem se alojar entre a vegetação, onde ficam à espera de um hospedeiro. Por isso, tenha bastante atenção ao ambiente onde seu pet transita, tanto em casa como nos passeios pela rua.

SAIBA MAIS: MANTENHA PULGAS E CARRAPATOS LONGE DE SUA CASA

Também é importante evitar que cães e gatos transitem por locais com grama alta e madeira acumulada, onde os carrapatos costumam se esconder. Buracos e frestas de paredes ou móveis também atraem os parasitos e oferecem condições ideais para o início das infestações.

Ambientes sem higiene são mais propensos à proliferação dos carrapatos. Por isso, manter a casa, quintais, jardins e a caminha dos pets sempre limpos é essencial para manter os parasitos longe. Uma boa dica para reforçar a limpeza e proteção do espaços onde seus pets e sua família ficam é o uso de Kit Lar Plus ou Kit Lar aerossol. A versão plus deve ser diluída em água e pulverizada no ambiente onde os animais transitam até a altura de um metro nas paredes. Já o aerossol, vem pronto para uso e é eficaz também no combate a pulgas.

Os dois produtos são desenvolvidos pela Labgard com fórmula que associa um inseticida e um inibidor de crescimento e por isso possui efeito rápido e duradouro que elimina todo o ciclo parasitários, das larvas aos adultos. Eles podem ser aplicados diretamente no piso, em tapetes, almofadas, sofás, camas e roupas.

Principais riscos que os carrapatos oferecem

Além do incômodo da coceira nos pets, a picada destes parasitos também pode causar hipersensibilidade local, anemia, paralisia devido a secreções tóxicas e até contaminação por doenças infecciosas. Nesta lista de doenças estão as hemoparasitoses, enfermidades graves e até fatais que atingem a corrente sanguínea dos pets. Entre elas, a babesiose e a erliquiose são as que mais se manifestam. Animais infectados por elas devem ser encaminhados ao médico veterinário para receber tratamento adequado.

SAIBA MAIS: COMO PREVENIR E TRATAR A DOENÇA DO CARRAPATO

Entre os medicamento mais indicados está o Doxygard, um poderoso antibiótico à base de doxiciclina e de rápida absorção oral. É desenvolvido pela Labgard e está disponível em quatro versões:  x-small 25mg, mini 50mg, medium 100mg e maxi 200mg, opções que permitem adaptar a dosagem ao tamanho dos animais. Elas formam a linha de antimicrobiano à base de doxiciclina mais completa do mercado. Além disso, todos os comprimidos são divisíveis e palatáveis. O medicamento também é indicado para combater afecções respiratórias, geniturinárias, gastrointestinais e infecções articulares.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220