17 de maio de 2021

Caixa de areia para gatos: como ensinar os pets a usarem a liteira

Se preferir, ouça a matéria:

Se você tem um gato em casa, sabe muito bem que uma das principais vantagens de conviver com essa espécie de pet é que ele é muito higiênico. Principalmente porque, na maioria das vezes, se você disponibiliza uma caixa de areia para gatos, seu uso acontece de forma instintiva e isso impede que você encontre xixi e cocô espalhados pela casa. Mas existem situações em que isso ainda acontece. Por isso, é preciso que você, humano, dê uma forcinha e ensine o pet a usar a liteira.

Existem vários modelos de caixa de areia para gatos disponíveis no mercado. Além disso, as opções de areia e de outros materiais que podem ser usados na liteira, como serragem ou sílica, variam. Para saber qual a melhor para seu gato, o ideal é testar vários tipos e marcas até achar aquela que ele se adapta melhor.

Caixa de areia para gatos

Como iniciar o treinamento para uso da liteira

Os filhotes podem ser estimulados a utilizar a caixa de areia para gatos a partir das três ou quatro semanas de vida. Nesse período, você já pode colocar ele na liteira para que se acostume com o ambiente. O ideal é fazer isso após ele comer ou assim que acordar. Provavelmente, a primeira reação seja cavar no local e você não deve impedir. Mas, se isso não acontecer, pegue suas patinhas e simule a escavação até que ele faça sozinho. Em seguida ele estará seguindo seus instintos e em pouco tempo usará o local para fazer suas necessidades.

SAIBA MAIS: DESCUBRA POR QUE O XIXI DOS GATOS TEM CHEIRO FORTE

Ao ensinar um gato adulto a usar a caixinha de areia, a adaptação pode ser ainda mais fácil, pois da mesma forma que os filhotes, o uso será instintivo. No entanto, você precisa dar atenção a alguns detalhes para que ele mude de hábitos e faça suas necessidades apenas na liteira. O primeiro é evitar colocar jornal ou tapete higiênico próximo à caixa de areia. Isso pode confundir o pet sobre qual deles utilizar como banheiro. O segundo é escolher onde deixar a caixa, pois ela não deve ficar perto dos brinquedos, da caminha ou dos potes de comida e água. O ambiente deve ser exclusivo para fazer xixi e cocô.

Tanto os filhotes quanto os adultos podem levar um tempo para usar corretamente a liteira. Por vezes, vão acontecer alguns acidentes e, caso você perceba que ele está jogando areia para fora ou que ainda não faz as necessidades sempre dentro da caixa, não brigue com o animalzinho. Afinal, isso pode assustar seu gato e prejudicar o treinamento, fazendo com que ele demore mais tempo para usar a caixa. Porém, o contrário é bem aceito pelo pet. Por isso, toda vez que o gato utilizar a caixinha, elogie e recompense com petisco, brinquedo ou carinho.

Como escolher o tamanho certo da caixa de areia para gatos

Quando você adota um filhotinho, na hora de escolher a caixa de areia, prefira as pequenas, mas garanta que o gato consiga subir pela lateral sem precisar pular. À medida que o pet vai crescendo, você deve providenciar uma liteira maior, que seja confortável para o tamanho dele.

Quando ele já estiver adulto, o ideal é que a caixa tenha cerca de uma vez e meia o tamanho do gato. Ele também deve conseguir dar uma volta completa em torno de si mesmo quando estiver dentro dela. Além disso, deve conseguir se agachar confortavelmente na hora de fazer as necessidades.

 

Caixa de areia para gatos

 

Qual a quantidade ideal de liteiras para ter em casa

Além de escolher o tamanho certo e colocar a caixa de areia longe da caminha e dos potes de ração do seu gato, a quantidade de acessórios espalhados pela casa deve ser compatível com o número de gatos que vão utilizá-las. O ideal é sempre ter uma liteira a mais. Ou seja, se você mora com quatro gatos, providencie cinco caixas de areia para gatos.

Além disso, todas elas precisam ser limpas e higienizadas regularmente. Afinal, os gatos são animais muito higiênicos e, caso a liteira esteja suja, ele pode decidir fazer xixi e cocô em outros locais da casa. Provavelmente, você não vai curtir muito essa ideia. Por isso, a seguir a gente traz algumas dicas de como realizar essa limpeza.

Como fazer a limpeza da caixinha de areia para gatos

A caixa de areia para gatos é essencial para auxiliar na higiene do pet. Por isso, ela precisa ser limpa frequentemente. Quando isso não acontece, além de interferir no comportamento do animal, que pode passar a fazer suas necessidades em locais não adequados, a falta de higienização da liteira pode causar problemas de saúde ao pet.

SAIBA MAIS: COMO EVITAR ODORES DESAGRADÁVEIS NA CAIXINHA DE AREIA

O ideal é que os detritos da areia sejam coletados diariamente. Assim que você tiver removido todas as sujeiras, complete a caixa com mais areia limpa. Dependendo do tipo de material escolhido, a troca completa da areia pode ser feita uma vez por semana. Nesse mesmo dia, é importante fazer a higienização da caixinha. Essa limpeza deve ser feita com água e sabão neutro.

Em alguns casos, mesmo com o recolhimento diário dos detritos e a limpeza frequente da caixa, ela pode apresentar odores desagradáveis. Para evitar que isso aconteça, você pode aplicar Enzimac Gatos diariamente sobre a areia. O produto é um neutralizador de odores que acaba com o cheirinho ruim causado pelo xixi e cocô dos felinos. Possui fórmula natural, à base de enzimas, por isso é totalmente seguro para os pets.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220