9 de outubro de 2018

Cães e crianças: cinco benefícios desta convivência

Se preferir, ouça a matéria:

Além de divertido, proporcionar o convívio de cães e crianças pode ser benéfico para a saúde e o desenvolvimento intelectual dos pequenos. Isso acontece porque a relação entre eles pode estimular o raciocínio, ensinar responsabilidades, incentivar o afeto. E ainda render boas lembranças quando forem adultos.

Quer saber como essa convivência pode trazer ainda mais vantagens? Veja essa lista com cinco dos principais benefícios que os cães oferecem.

1 – Senso de responsabilidade

Algumas tarefas podem ser incluídas na rotina da criança conforme sua idade. Alimentção, alimentação, passeios, brincadeiras e escovação dos pelos dos cães estão entre elas. Mas a criança precisa entender que é parte de uma equipe. Por isso, não pode ficar com a responsabilidade de cuidar do pet toda para ela.

SAIBA MAIS: 4 DICAS PARA CUIDAR DOS FILHOTES DE CÃES E GATOS

2 – Menos estresse

Crescer dividindo o lar com cães torna os dias mais felizes e divertidos. Para conquistar isso, é preciso interagir com os amigos de quatro patas. De acordo com um estudo canadense, da Universidade de British Columbia, brincar com os cachorros faz cair os níveis de estresse e aumentar os de energia e felicidade. Além disso, os resultados duram por até 10 horas.

Cães e crianças

3 – Mais saúde

Ter um cãozinho em casa também pode influenciar na prevenção e tratamento de doenças. Além de tornar a rotina mais saudável, pode ser bom para o aumento da imunidade das crianças. Conviver com os animais estimula a prática de atividades físicas como corridas e caminhadas. Por isso, também oferece benefícios à saúde do coração.

4 – Redução de alergias

Com o sistema imunológico fortalecido pelo convívio com os cães, as crianças ficam menos propensas aos desenvolvimentos de alergias respiratórias e dermatites. A exposição precoce aos animais permite que o corpo dos pequenos se acostume à presença deles e desenvolva uma imunidade natural. Quando este contato acontece ainda no primeiro ano de vida dos bebês, reduz-se em 13% os riscos de desenvolver asma, por exemplo. Os dados são da pesquisa divulgada pela revista médica americana JAMA Pediatrics.

Cães e crianças

5 – Estímulo à leitura

Além de estimular a concentração e a interação social das crianças, os cães também ajudam formar futuros leitores. Uma pesquisa feita pela  Universidade da Califórnia, mostra que cerca de 12% das crianças que passaram a ler para os cães em voz alta desenvolveram fluência na leitura. Isto acontece porque, na presença dos animais, os níveis de cortisol diminuem e a criança se sente mais segura.

SAIBA MAIS: COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DA GIARDÍASE EM CÃES E GATOS

Convivência entre cães e crianças deve priorizar a saúde de todos

Quem já tem ou está pensando em levar um cãozinho para conviver com as crianças em casa, também deve estar atento à saúde dos animais. Além de mantê-los em um ambiente limpo e higienizado, é preciso cuidados periódicos como a vermifugação. Eles devem ser desverminados logo nos primeiros dias de vida para evitar infestações parasitárias internas.

O indicado é que as primeiras doses sejam dadas aos 15, 30 e 45 dias, em quantidade proporcional ao peso dos filhotes e conforme orientação do Médico Veterinário. Este controle pode ser feito com o Vermegard Plus, um comprimido de amplo que combate vermes e ainda age contra as principais endoparasitoses caninas. Após este período, é indicado que a cada três meses uma nova dose do vermífugo seja dada ao cão para que ele se mantenha saudável. 

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220