6 de agosto de 2020

Cachorros e o inverno: 6 dicas para proteger seu pet

Se preferir, ouça a matéria:

Há quem pense que a relação entre cachorros e inverno é bem mais simples do que parece, pois os pets conseguem se adaptar às baixas temperaturas. Alguns até toleram mais o frio. Mas a verdade é que nesta época do ano é importante que os cães se mantenham aquecidos, caso contrário, ficam vulneráveis a doenças.

Sintomas semelhantes ao resfriado humano, como febre, tosse, espirros e até coriza podem aparecer e evoluir para gripe canina. Em alguns casos, pode surgir uma traqueobronquite, a chamada tosse dos canis. É uma doença sazonal que ocorre com mais frequência nos meses mais frios.

A exposição a baixas temperaturas é prejudicial principalmente aos cachorros de pelagem curta e com gordura corporal menos significativa. Por isso, esteja atento a sinais como tremores, orelhas e patas muito geladas e focinho ressecado que podem significar febre ou hipotermia. 

Cachorros e o inverno

Caso perceba algum desses sintomas, é importante procurar um Médico Veterinários para avaliar a saúde do pet, fazer um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Além disso, existem alguns cuidados que você pode ter no dia a dia que ajudam a manter saudável a relação entre cachorros e o inverno. Confira a seguir.

Como manter os cães quentes e saudáveis

1 – Nada de banhos em dias muito frios

2 – Após o banho, evite que ele saia imediatamente para rua

3 – Mantenha a pelagem mais comprida até o verão chegar

4 – Vista-o com roupinhas próprias para animais. Escolha um modelo que deixe coluna e peito aquecidos e que não impeça seus movimentos

5 – Leve-o para passear em horários que o sol esteja mais quente

6 – Ofereça porções maiores de comida caso o cão não tenha restrição alimentar. No frio eles gastam mais calorias para se aquecer

SAIBA MAIS: MOMENTO DO BANHO NOS PETS DEVE SER SEGURO E AGRADÁVEL PARA ELES

Relação entre cachorros e o inverno requer cuidados dentro e fora de casa

Em alguns lares, os cães vivem em casinhas nos jardins, varandas ou sacadas. Nesses casos, é aconselhável o uso de cobertas e casinhas posicionadas contra as rajadas de vento e em local ensolarado. 

Cachorros e o inverno

Dentro ou fora de casa, existem outras formas de manter os pets aquecidos e longe de doenças. Entre elas, a utilização de caminhas, almofadas e roupinhas próprias para eles.

Além de todo esse cuidado, a higiene do ambiente também é um fator que merece atenção, pois contribui para a saúde dos cães. Os ambientes onde eles circulam, a caminha e os objetos que têm contato no dia a dia, após serem lavados com água e sabão neutro, podem ser higienizados com Enzimac Spray. O produto é um neutralizador de odores à base de enzimas naturais que deixa o ambiente livre de cheiros desagradáveis. Sua fórmula é livre de produtos químicos, por isso é totalmente seguro para os pet e também para os humanos.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220