20 de agosto de 2018

Cachorros com problemas na coluna: como prevenir e tratar as dores

Vários animais desenvolvem doenças semelhantes às dos humanos. Por isso, é comum encontrarmos cachorros com problemas na coluna. Entre os principais problemas que aparecem nos cães, a calcificação de disco intervertebral e a espondilose são algumas das que mais causam dores, sofrimento e dificuldade de locomoção aos pets.

SAIBA MAIS: O QUE É E COMO TRATAR A OSTEOARTRITE CANINA

A espondilose, também chamada de hérnia de disco ou bico de papagaio, é uma enfermidade degenerativa caracterizada pelo aparecimento de novas formações ósseas entre as vértebras. Seu aparecimento é mais comum em animais idosos.

Continue a leitura e descubra como identificar os sinais da espondilose, qual o melhor tratamento e como prevenir o agravamento das dores.

Principais sintomas da espondilose

– Presença de dor quando o animal é apalpado na coluna;

– Cãibras em um ou mais membros;

– Alteração da marcha, com passadas diferentes e manqueira;

– Dificuldade para levantar quando está deitado ou para subir no sofá;

– Agressividade causada pela dor;

– Apatia;

– Atrofia muscular dos membros posteriores nos casos mais graves.

SAIBA MAIS: O QUE É E COMO TRATAR A DISPLASIA COXOFEMURAL EM CÃES

Cuidados para evitar o agravamento das dores

Cachorros com problema de coluna requerem mais atenção. Algumas alterações na rotina da casa também são necessárias para facilitar o seu dia a dia e ajudar no controle da dor ou desconforto. A seguir, alguns cuidados que podem ser adotados.

– Coloque tapetes antiderrapantes pela casa para evitar escorregões;

– Disponibilize escadas para ajudá-los a subir e descer de locais mais altos;

– Troque as coleiras por peitorais durante os passeios;

– Posicione os potes de ração e água em lugares mais altos para evitar que o pet baixe muito o pescoço;

– Mantenha o animal com uma dieta equilibrada, evite que ele fique acima do peso e leve-o para atividades físicas, quando indicadas pelo médico veterinário;

– Leve-o periodicamente ao médico veterinário para avaliar a evolução da doença e readequar o tratamento se necessário.

SAIBA MAIS:COMO ADAPTAR SEU CÃO AO NOVO LAR

Tratamento para cachorros com problemas na coluna

Quando o cão apresenta qualquer alteração no comportamento, o primeiro passo é levá-lo ao médico veterinário para que possa fazer uma avaliação correta dos sintomas e indicar o melhor tratamento ou mesmo a necessidade de cirurgia. Reduzir as dores causadas pela espondilose deve ser prioridade para restaurar a qualidade de vida dos cães. Por isso, um dos tratamentos mais indicados pelos veterinários é feito com Meloxygard.

O medicamento tem a dose certa para o alívio das dores dos cães, pois é produzido à base de meloxicam, possui ação analgésica e anti-inflamatória. Além disso, sua formulação oferece mínimos efeitos gástricos e renais. Também é indicado para enfermidades dolorosas ou degenerativas, como traumatismos, artrites, osteoartrites, reparação de fraturas, pós-operatório de artroplastias e cirurgias ósseas. Ele está disponível em três apresentações: mini 0,5mg, medium 1mg e maxi 2mg. Os comprimidos são divisíveis e palatáveis para facilitar a ingestão e a dosagem correta para cães de todos os portes.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220