7 de junho de 2021

Banhos terapêuticos em cães: 6 benefícios do tratamento dermatológico

Se preferir, ouça a matéria:

Assim como os humanos, alguns animais também podem apresentar problemas dermatológicos. Os banhos terapêuticos em cães são algumas das possibilidades de tratamento. Principalmente para quadros de infecções e inflamações na pele.

Doenças alérgicas, como a Dermatite Atópica Canina (DAC), também podem ser controladas com esse tipo de terapia. Um dos motivos para isso é o fato de que, durante os banhos, pode-se remover os agentes causadores da alergia antes que eles penetrem a pele.

Piodermites e dermatites também estão na lista de doenças que podem ser tratadas com produtos aplicados durante os banhos. Afinal a escolha por esse tratamento pode reduzir o uso de antibióticos.

SAIBA MAIS: CONHEÇA AS INFECÇÕES NA PELE MAIS COMUNS ENTRE OS PETS

Além disso, os banhos com objetivo terapêutico atuam diretamente na pele dos pets em tratamento. Eles promovem a ação das substâncias presentes nos produtos utilizados e ainda auxiliam na reposição de água e lipídios, o que contribui para a redução do quadro infeccioso.

Outro benefícios também podem ser observados, como mostramos a seguir.

banhos terapêuticos em cães

6 principais benefícios do banho terapêutico

Existem vários benefícios que os banhos terapêuticos oferecem para os cães. Eles vão desde o alívio da coceira até a cura do problema dermatológico. Aqui, selecionamos os seis mais importantes, que são:

1 – Alívio temporário do prurido

2 – Remoção de bactérias

3 – Eliminação de fungos

4 – Extinção de outros possíveis causadores de alergia

5 – Prevenção da multiplicação bacteriana na pele

6 – Restabelecimento da barreira cutânea

Para que o tratamento com banhos terapêuticos traga benefícios para os cães, é importante que seja feito corretamente. Por isso, antes de banhar seu cão em casa, converse com o Médico Veterinário sobre como esse procedimento deve ser feito. Caso seja possível, o ideal é procurar clínicas e pet shops especializadas para realizar os banhos. Isso é importante, pois caso alguma etapa seja feita de forma errada, pode prejudicar o pet e impedir que o tratamento tenha resultado positivo.

 

banhos terapêuticos em cães

 

SAIBA MAIS: COMO EVITAR E AS PRINCIPAIS CAUSAS DA QUEDA DE PELO NOS CÃES

Diferenças entre os banhos comuns e os banhos terapêuticos em cães

Como já falamos, os banhos terapêuticos são um tratamento. Por isso, devem ser prescritos por um Médico Veterinário e o tutor deve seguir todas as orientações. Além disso, outra diferença desse tipo de banho para o comum é o uso de soluções específicas para o quadro clínico do pet, como shampoos, sabonetes e loções. Muitas vezes, com fórmulas exclusivas, desenvolvidas especificamente para o cão que recebe o tratamento.

Outro fator que diferencia os dois tipos de banho é o cuidado com a temperatura correta da água e do ambiente. E ainda, o tempo de imersão do animal com o produto e a secagem, que precisa ser feita conforme a recomendação veterinária.

Em relação à frequência dos banhos terapêuticos em cães, depende muito da orientação do Médico Veterinário. Principalmente porque, além da indicação de acordo com quadro clínico do pet, outros fatores como clima e local devem ser observados.

De forma geral, banhos quinzenais são suficientes, mas também podem ser semanais, conforme a necessidade do tratamento. Além disso, a escovação diária pode ser uma aliada no processo de melhora do cão, pois ajuda na remoção de pelos mortos, a desembaraçar os fios e eliminar sujeiras do pelo.

Além disso, existem alguns cuidados que você deve tomar durante os banhos terapêuticos, como:

– Temperatura da água. Ela deve ser de morna para fria, pois o calor pode acentuar o prurido.

– Uso de produtos adequados. Utilize apenas os medicamentos indicados pelo Médico Veterinário, não faça substituições sem a autorização dele.

– Tempo de tratamento. Siga exatamente o que foi prescrito, como tempo de imersão, intervalo entre os banhos e duração total do tratamento.

– Secagem correta. Assegure-se sempre que a pelagem esteja totalmente seca, pois a umidade pode prejudicar a evolução do tratamento.

Principais produtos para usar durante os banhos terapêuticos

Existem vários produtos que podem ser utilizados durante os banhos terapêuticos em cães. A escolha deles depende da orientação do Médico Veterinário, com base no histórico clínico do pet e do resultado de exames. Entre as opções estão shampoos antissépticos e antisseborreicos, por exemplo.

Aqui na Labgard temos o Dermagard, um shampoo dermatológico com fórmula à base de peróxido de benzoíla. O medicamento tem indicação para o tratamento profilático e curativo de vários tipos de problemas dermatológicos dos cães, como dermatites e piodermites. Além disso, também age no controle e tratamento de seborreia, piodermatite de dobras, foliculite superficial, impetigo e piodermatites profundas.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220