24 de julho de 2020

Amor de gato: como os felinos demonstram que gostam de seus humanos

Se preferir, ouça a matéria:

Eles têm fama de serem independente, de ficarem sozinhos e evitarem muitos contatos. É claro que a gente tá falando dos felinos. Mas, apesar do temperamento mais autônomo, a verdade é que para conhecer o amor de gato basta prestar atenção a alguns sinais que ele dá.

Para esta espécie, gratidão, carinho e confiança podem vir de diferentes formas, até mesmo alguns presentinhos inusitados. A seguir, mostramos seis sinais que podem significar o quanto o pet gosta de seu tutor.

Como reconhecer o amor de gato

Quem escolhe ter um gatinho para dividir a casa tem na troca de carinho e no cuidado uma das principais formas de fortalecer o relacionamento com o pet. E quando as atitudes do pet demonstram que todo esse afeto é recíproco, é muito gratificante.

SAIBA MAIS: 3 DICAS QUE VOCÊ DEVE CONHECER PARA EDUCAR GATOS

Um andar diferente, o ronronar, o balançar da cauda e até algumas mordidinhas podem dizer muito sobre quanto amor de gato existe nessa relação entre humano e animal.

Para ajudar os tutores a identificarem estes sinais, reunimos as principais demonstrações de afeto que os felinos apresentam. Confira

1 – Ronronar

Tudo bem que você não vai ouvir um sonoro “eu te amo” vindo dos felinos, mas o ronronar deles é quase a mesma coisa. Isso acontece, normalmente, quando ele chega de mansinho e se acomoda no colo de seu tutor. Além disso representar que está disposto ao contato físico, com o ronronar ele demonstra que está aberto ao carinho e oferece seu amor em troca.

Amor de gato

2 – Oferecer a barriga para ser acariciada

É bem verdade que alguns momentos de carinho só vão acontecer quando o gato tiver a iniciativa. Algumas vezes você pode ficar muito tempo chamando por ele e ser totalmente ignorado. Mas, quando menos esperar, vai ter uma barriguinha peluda virada pra cima do seu lado, só esperando por uma sessão de carinho. Além de demonstrar confiança no humano, essa atitude é mais uma das formas de reconhecer o amor de gato.

3 – Lamber e morder seu tutor

Passar vários minutos lambendo seu próprio pelo é uma das principais características dos felinos. Esse sinal de cuidado que eles apresentam também pode se estender a seus humanos para dizer o quanto os amam. Além disso, todo esse afeto também pode vir em forma de mordidinhas, principalmente nos momentos em que fazem algum tipo de brincadeira com os tutores. Mas é preciso ficar esperto, porque eles gostam de variar os alvos dos seus dentinhos fininhos e afiados e atacam mãos, pernas, pés e o que estiver ao alcance no momento da brincadeira.

4 – Balançar a cauda

A cauda é uma parte do corpo dos felinos que fala muito sobre suas emoções. Medo, fúria e felicidade podem ser detectados conforme os movimentos que o gato faz com o rabinho. Normalmente, quando querem dizer o quanto amam seus humanos, eles balançam a cauda com bastante velocidade. Curvar a pontinha do rabo também é sinal de afeto.

5 – Passar entre as pernas dos humanos

Outro dos sinais é quando o tutor tenta caminhar e o pet fica cruzando entre suas pernas. Pode ser que isso atrapalhe a locomoção, mas também é uma forma deles dizerem que querem sua atenção e carinho.

Amor de gato

6 – Trazer presentes

Os gatos têm uma forma muito peculiar de presentear seus humanos para dizer o quando os amam. Algumas vezes, os tutores podem ser surpreendidos com souvenirs inusitados como insetos, pedrinhas e pequenos objetos que encontram pelo chão. 

Retribua a atenção com cuidados e carinhos

É claro que todo esse amor de gato que os humanos recebem precisa ter uma retribuição. A melhor forma de fazer isso, além de todo carinho que eles merecem, é oferecendo um ambiente seguro e higienizado para os felinos viverem.

SAIBA MAIS: COMO MANTER O AMBIENTE LIMPO COM GATOS EM CASA

Por isso, certifique-se que a caminha, roupas e cobertores do pet sejam lavados com frequência. Além de reduzir o acúmulo de sujeiras e pelos nesses objetos, isso melhora o cheiro no ambiente. Caso não recebam os cuidados necessários, os locais onde os gatos ficam podem ter odores ruins.

Além disso, os potes de água e ração, a liteira, os arranhadores e outros brinquedos dos gatos também merecem atenção. Depois de fazer a limpeza comum com água e sabão neutro, aplicar Enzimac Gatos auxilia na higienização e elimina os odores. Com fórmula natural, à base de enzimas, o produto é um neutralizador de odores totalmente seguro para humanos e animais. Também é eficaz na eliminação de manchas deixadas por fezes, urina, vômito, sangue e outras secreções dos pets.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL BE220