educar cães e gatos

Educar cães e gatos: 3 dicas que você precisa conhecer

Sentar, dar a patinha e deitar. Truques básicos que todo tutor gostaria que seu pet aprendesse. Mas educar cães e gatos vai além disso. Também é preciso que eles aprendam o lugar certo para fazer suas necessidades e onde podem subir.

Se o animalzinho chegou ainda filhote é preciso muita paciência e insistência para que aprenda desde cedo e se acostume às regras do novo lar.

SAIBA MAIS: 4 DICAS PARA CUIDAR DOS FILHOTES NOS PRIMEIROS 120 DIAS

Para ajudar nesta tarefa, a seguir apresentamos algumas dicas de como ensinar os pets.

Dicas para educar cães e gatos

1 – Hora de dormir

Os cães filhotes costumam estranhar quando vão para uma casa nova. Para acostumá-los, se for possível, coloque um paninho que tenha o cheiro da mãe ou dos irmãos. Desde o início coloque-o no lugar em que ele deve dormir.

Já os gatos, normalmente, são mais ativos à noite e quando o restante da casa quer dormir ele está pronto para brincar. Para ajudá-lo a entrar no seu ritmo, estimule-o com brincadeiras durante o dia e, na hora de dormir, restrinja seu espaço pela casa. Também é importante não ceder à insistência dele por atenção noturna.

SAIBA MAIS: SEU PET MERECE UMA CAMINHA LIMPA E CHEIROSA

2 – Xixi e cocô

Esse é um quesito que no início os filhotes costumam errar com mais frequência. Mas, nada de brigar ou esfregar o focinho dos pets nas sujeiras. Afinal, eles ainda não sabem o lugar certo para fazer xixi e cocô. Para quem tem um cão, o ideal é levá-lo algumas vezes durante o dia até o local que servirá de “banheiro”. Colocar jornais ou tapetes higiênicos nestes lugares também ajuda. Fique por um tempo ali e quando ele fizer alguma coisa recompense-o com petiscos e carinho.

Os gatos costumam adaptar-se mais fácil neste quesito e colocar uma caixinha de areia já basta para que comecem a usar o local certo. Lembre-se de mantê-la sempre limpa.

Além de ensinar onde fazer as necessidades, é preciso que aprendam os locais que não podem ser usados como banheiro. Para isso, conte com o auxílio do Afaste Pet Forte, um repelente olfativo desenvolvido pela Labgard para atuar no condicionamento e na educação de cães e gatos. Com aroma de canela na composição, basta uma ou duas aplicações diárias para a manter seu animalzinho longe dos lugares onde não podem fazer as necessidades. Pode ser utilizado em móveis, tapetes, pisos, grades e também nos pneus do carro.

SAIBA MAIS: CASA COM PETS – 6 DICAS PARA MANTER O LOCAL LIMPO

3 – Mordidas e arranhões

A maioria dos filhotes de cães e gatos gosta de morder e arranhar móveis, almofadas, calçados e outros objetos, principalmente em época de troca de dentes. Para evitar prejuízos, espalhe pela casa alguns brinquedos específicos para os pets e brinque com eles deixando-os à vontade com os objetos. Para os bichanos, vale investir em arranhadores e fitas que simulem a caça. Para evitar a destruição também é aconselhável fazer uso do Afaste Pet Forte, além de ajudar com as necessidades, o produto pode ser usado como educador olfativo e serve para afastá-los dos locais onde gostam de extravasar a energia, mas não são apropriados para isso.