6 de setembro de 2017

Quatro dicas para cuidar dos filhotes nos primeiros 120 dias

Quando um filhote de cão ou gato chega em casa, a família toda se envolve com a acolhida ao novo membro. Atenção e brincadeiras fazem parte deste processo tanto quanto os cuidados com a saúde e higiene dos peludinhos.

Por isso, preparamos uma lista com quatro dicas para você seguir e garantir que eles cresçam saudáveis.

1 – Visita ao veterinário:

A primeira tarefa deve ser procurar um médico veterinário. Ele irá examinar o animal e indicar a melhor forma de cuidado, sempre obedecendo a questões como idade, porte, raça e pelagem.

2 – Vermifugação:

Cães de gatos devem ser desverminados logo nos primeiros dias de vida para evitar infestações parasitárias internas. As primeiras doses do vermífugo são dadas aos 15, 30 e 45 dias, em quantidade proporcional ao seu peso, conforme orientação do veterinário. O Vermegard é ideal para auxiliar neste controle. O vermífugo é um comprimido de amplo espectro que combate vermes chatos e redondos e ainda age contra a Giardia spp.Durante toda a vida do pet, a cada seis meses ele precisa de novas doses do remédio para se manter saudável.

3 – Vacinação:

Algumas vacinas são essenciais para garantir a saúde dos filhotes de cães até completarem os primeiros quatros meses de vida. Neste período, devem receber doses da óctupla ou déctupla, contra a gripe e antirrábica. Já os gatinhos, nos primeiros 120 dias precisam da vacina quádrupla ou quíntupla e da antirrábica. Além disso, o programa preventivo de doenças deve ser reforçado anualmente.

4 – Controle de parasitos:

Pulgas e carrapatos são sempre um incômodo para os pets e seus tutores. Além de coceiras e desconforto podem transmitir doenças. Por isso a prevenção é essencial. Lembre-se de consultar o veterinário antes de aplicar qualquer produto nos filhotes, pois para cada idade e peso existem indicações específicas. Para auxiliar no controle das infestações, você pode também higienizar o ambiente com aplicações de Kit Lar Plus ou Kit Lar Aerossol. Eles agem na eliminação de todo o ciclo de desenvolvimento da pulga e do carrapato, desde as larvas e ovos até as formas adultas.

Com estes cuidados e muito carinho você garante uma vida saudável e de muito companheirismo para seu pet.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL