28 de julho de 2017

Proteja seus cães e gatos da pneumonia

Cães e gatos também sofrem com o inverno. A pneumonia é uma das doenças comuns a esta época do ano e pode ser um perigo para a saúde de nossos pets. Geralmente, ela é consequência de doenças como a gripe, que causam baixa na imunidade dos animais. Por isso, ficar atento a alguns sintomas é ainda mais importante durante os dias de baixas temperaturas.

Entre os principais sintomas, a dificuldade de respirar é o mais visível. Tosse, febre, secreções nasais, perda de apetite e rouquidão também podem sinalizar pneumonia. Língua, gengiva e lábios azulados ou cinzentos são outros sinais e demonstram falta de oxigênio no sangue. A doença pode ainda causar elevação na temperatura corporal que pode chegar aos 40ºC.

Para protegê-los, evite sua exposição a mudanças bruscas de temperaturas. Escolha dias mais quentes para o banho e deixe a tosa para o verão. O uso de roupinhas, cobertores e almofadas em locais livres de umidade contribuem para mantê-los aquecidos e longe de doenças.

Fungos, bactérias, vírus e protozoários também provocam a doença que deve ser tratada imediatamente para ampliar as chances de cura. Para indicar o tratamento mais adequado, o médico veterinário deverá identificar o agente causador da doença.

No caso das infecções provocadas por bactérias gram positivase gram negativas, a Labgard conta com o Enrogard, um antimicrobiano bactericida oral indicado para tratamento de cães e gatos. Para facilitar o uso, o remédio possui três formas de apresentação: 15mg para cães e gatos de até 3kg, 50mg para animais de até 10kg e 150mg para aqueles com até 30kg.

A medicação também atua no tratamento de piodermites, diarreias, mastites e otites.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL