1 de julho de 2019

Osteoartrite canina: principais cuidados no inverno

As baixas temperaturas podem deixar os cães mais suscetíveis a algumas doenças e intensificar as consequências de outras. Animais que sofrem com a osteoartrite canina, por exemplo, precisam de maior cuidado no inverno para evitar que a dor se intensifique.

A osteoartrite é um processo degenerativo que afeta ossos e articulações como ligamentos de joelhos, cotovelo, pulso e pelve. Ombros, coluna e calcanhares também podem ser afetados. Além da dor, a doença pode causar desconforto e perda contínua de mobilidade nos cães. Na maioria dos casos, é irreversível já que está associada a problemas de envelhecimento.

Mas, para amenizar os sintomas, alguns cuidados são essenciais para retardar a progressão da doença, minimizar seus efeitos e oferecer mais qualidade de vida aos pets, principalmente em dias mais frios.

SAIBA MAIS: OSTEOARTRITE CANINA: O QUE É E COMO TRATAR

Como cuidar de animais com osteoartrite canina no inverno:

1 – Consulte regularmente o médico veterinário para acompanhar a evolução da doença;

2 – Mantenha a vacinação e vermifugação em dia em cães de todas as idades, tanto os filhotes quanto os mais idosos precisam deste cuidado;

3 – Providencie uma cama confortável e cobertas quentes para o pet.

4 – Roupinhas também ajudam a mantê-los aquecidos, mas certifique-se que sejam adequadas para o tamanho deles e não restrinjam seus movimentos;

5 – Deixe os potes de ração e água próximos ao local onde ele passa maior parte do tempo. Isso evita que o animal percorra grandes trajetos sem necessidade;

6 – Para cães que ainda fazem passeios pela rua, escolha horários em que a temperatura esteja mais alta;

7 – Casinhas que ficam em jardins e quintais precisam estar em local seco, ao abrigo do frio, chuva e umidade. Quanto mais protegido, mais confortável seu pet se sentirá.

SAIBA MAIS: PROTEJA SEUS CÃES E GATOS DE PNEUMONIA

8 – Faça tratamento com Meloxygard, de acordo com a prescrição do médico veterinário. O medicamento desenvolvido pela Labgard é um poderoso anti-inflamatório com a dose certa para o alívio da dor e inflamação nas doenças ortopédicas dos cães. Sua formulação à base de Meloxicam também oferece mínimos efeitos gástricos e renais. O Meloxygard está disponível em três apresentações: mini 0,5mg, medium 1mg e maxi 2mg. Os comprimidos são divisíveis e palatáveis para facilitar a ingestão e a dosagem correta para cães de todos os portes.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL