24 de julho de 2018

O que é e como tratar a displasia coxofemural em cães

A displasia coxofemoral em cães é uma doença que atinge as articulações dos animais. Ela se manifesta quando surgem alterações ósseas na região do fêmur e causam desarmonia ou instabilidade nas articulações. Esta enfermidade pode afetar cães de todas as raças, mas se manifesta em maior grau nos animais de grande porte, como rottweillers, pastores e filas.

SAIBA MAIS: O QUE É E COMO TRATAR A OSTEOARTRITE CANINA

É uma doença hereditária, passada ao filhote quando pai e mãe são portadores dos genes afetados. A evolução dos sintomas pode ser influenciada por alguns fatores como crescimento acelerado do filhote, nutrição desbalanceada, tipo de exercícios praticados, obesidade e até mesmo pelas características do piso onde o animal costuma andar. A seguir, conheça os principais sintomas e como tratar a displasia coxofemural.

 

Principais sintomas da doença

– Dificuldade para realizar movimentos, como caminhar, correr e levantar;

– Manqueira em um ou dois membros posteriores;

– Redução na amplitude das passadas;

– Recusa à realização de exercícios;

– Modificação no modo de sentar do animal, que passa a realizá-lo de lado;

– Dores constantes.

SAIBA MAIS: SEUS PETS LIVRES DE PULGAS E CARRAPATOS

Como tratar as displasia coxofemural em cães

O diagnóstico da doença é feito apenas através de radiografia e, apesar de não existir cura, alguns tratamentos são eficazes para amenizar as dores e retardar sua evolução. Entre eles, a fisioterapia com auxílio de natação e caminhada na areia ajuda a fortalecer a musculatura e garante maior sustentação do quadril.

O uso de medicamentos como o Meloxygard também pode ser indicado por médicos veterinários para o tratamento, principalmente para aliviar as dores causadas pela doença. O medicamento é produzido à base de meloxicam, possui ação analgésica e anti-inflamatória e sua formulação oferece mínimos efeitos gástricos e renais. Também é indicado para enfermidades dolorosas ou degenerativas, como traumatismos, artrites, osteoartrites, reparação de fraturas, pós-operatório de artroplastias e cirurgias ósseas.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL