16 de janeiro de 2020

O cheiro do xixi dos gatos é mais forte, você sabe por quê?

Quando o assunto é o cheiro do xixi dos gatos, nem toda fama de limpinho dos bichanos pode ajudar. Isso porque a urina dos felinos é mais forte que a de outros pets. Mas, você sabe porque isso acontece? Ou ainda, conhece alguma dica para evitar que o odor se espalhe pela casa? Se a resposta for não, continue a leitura que a gente vai falar mais sobre isso.

SAIBA MAIS: TENHA ENZIMAC E AFASTE PET FORTE COMO ALIADOS PARA MELHORAR SUA CONVIVÊNCIA COM CÃES E GATOS

O cheiro mais forte na urina é uma característica dos felinos porque eles não ingerem uma quantidade tão grande de água durante o dia. Consequentemente, isso diminui o volume de água na urina e aumenta a quantidade de ureia. Sendo essa a principal causa do odor acentuado que fica no ambiente quando eles fazem xixi.

Por isso, é muito importante induzir o animal a beber água. Uma forma de garantir isso é deixar o líquido sempre à disposição, em local acessível para eles. Além de contribuir para redução do cheiro forte na urina, manter os felinos hidratados auxilia para seu bem-estar e evita o surgimento de doenças.

Como evitar que o cheiro do xixi dos gatos se espalhe pela casa

  • Mantenha a liteira sempre limpa, recolha diariamente as fezes e urina dos gatos
  • Troque frequentemente a areia da caixinha
  • Tenha um número suficiente de caixas para todos os gatos da casa
  • Deixe a liteira sempre em local arejado

Além disso, outra dica para evitar o cheiro dos pets em casa, é em relação aos espaços que frequentam. Por mais que eles tenham acesso livre a todos os ambientes, é importante determinar um lugar específico para reunir os itens que utilizam. Escolha um cantinho da sala ou a área de serviço para acomodar a caminha, potes de ração, caixa de areia, arranhadores e brinquedos. Assim você estimula que ele passe mais tempo nesse espaço.

A atenção com a higiene dos felinos é outro fator que merece destaque para manter os odores ruins longe de sua casa. Mesmo que os gatos sejam considerados os mais limpos do reino animal, eles precisam de uma rotina de higiene. Uma vez por mês é a frequência ideal para os felinos irem para o chuveiro.

SAIBA MAIS: GATOS EM CASA – DICAS PARA MANTER O AMBIENTE LIMPO E HIGIENIZADO

Da mesma forma, todos os ambientes que o pet frequenta precisam ser limpos com frequência. Se ele costuma ficar em sofás e cadeiras, esses móveis devem ser higienizados. Além do piso e dos objetos de uso específico do animal, como a caminha, os brinquedos e, principalmente a caixinha de areia onde faz suas necessidades.

Para este último item, veja algumas dicas de como manter a limpeza por mais tempo. Dessa forma você evita que odores ruins se espalhem. Confira.

Dicas de limpeza da liteira

  • 1º passo – retire toda areia de liteira
  • 2º passo – lave a caixinha com água e sabão
  • 3º passo – após a total limpeza da liteira, aplique Enzimac Gatos
  • 4º passo – coloque areia nova na caixinha

Com esses procedimentos, o Enzimac Gatos vai ajudar a manter a areia limpa por mais tempo, exigindo menos trocas. Dessa forma, também evita que o cheiro do xixi dos gatos seja percebido com facilidade.

O Enzimac Gatos é um neutralizador de odores destinado exclusivamente para acabar com o cheiro da urina dos gatos. Sua fórmula é natural, com alta concentração de enzimas, por isso é excelente para higienização de todos os objetos dos felinos.

O produto já vem pronto para uso e deve ser aplicado diretamente sobre o local desejado, inclusive na urina, até umedecer levemente a superfície. Também é indicado como auxiliar no controle de demarcação de território.

Além disso tudo, é um produto do bem, que não agride ao meio ambiente e não afeta a saúde dos animais. Para completar, a cada frasco vendido de Enzimac Gatos, contribuímos com a ONG Adote um Gatinho, que resgata, trata, castra e busca novos lares para gatinhos abandonados na Grande São Paulo.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL