alergias em cães e gatos

Alergias em cães e gatos no verão: atenção aos cuidados

O verão é uma época do ano que requer alguns cuidados extras com a saúde de nossos pets. As altas temperaturas e a umidade da estação podem ser as principais causas de problemas dermatológicos nos animais. Além disso, o clima é propício para a proliferação de fungos, ácaros, pulgas e carrapatos que podem desencadear algumas alergias em cães e gatos.

SAIBA MAIS: BANHO E TOSA – CUIDADO COM A SAÚDE E HIGIENE DO SEU PET

Para evitar que os animais desenvolvam dermatites sofram com coceiras e feridas, a seguir apresentamos alguns cuidados que você precisa ter com seus animais de estimação.

Cuidados para evitar alergias em cães e gatos

1- Escovação do pelo

Mesmo os animais de pelo curto precisam deste cuidado. A escovação elimina a pelagem que está solta do couro, remove a sujeira e ainda promove uma massagem para ativar a circulação dos pets.

SAIBA MAIS: BANHOS EM GATOS – CUIDADO COM A FREQUÊNCIA EXCESSIVA

2 – Banhos com frequência certa

Mesmo que pareça melhor, não é necessário aumentar a frequência dos banhos em cães e gatos no verão. Além de não acabar com a sensação de calor, os banhos em excesso removem parte da proteção natural que eles têm na pele, ficando mais expostos às alergias. Sem esta proteção, os animais também produzem mais sebo e exalam mais cheiro do que o normal.

3 – Nada de pulgas

Engana-se quem pensa que as pulgas só incomodam quando picam. Alguns animais apresentam alergias causadas por estes parasitos e apenas uma em seu pelo já é suficiente para desencadear uma crise. Além da coceira intensa, o local da picada também pode apresentar descamação, feridas e perda de pelos.

SAIBA MAIS: MANTENHA PULGAS E CARRAPATOS LONGE DE SUA CASA

4 – Cuidados com as dobras

Durante o calor, muitos cães gostam de se molhar em lagos, mares, piscinas ou mesmo com mangueiras. Nestes casos, é preciso muita atenção para que os animais não fiquem muito tempo úmidos. Atenção redobrada para raças que apresentam muitas dobras, como Buldogue Francês, Shar-pei e Pug que precisam ter essas regiões sempre higienizadas para evitar o acúmulo de oleosidade e o surgimento de fungos.

Se mesmo com todos os cuidados o seu animal de estimação apresentar alguma alergia, a Labgard tem o produto ideal para auxiliar no tratamento.

À base de peróxido de benzoíla, o Dermagard é um xampu indicado para curar desde seborreia e dermatites até piodermites profundas. Ele deve ser aplicado no pelo molhado, em quantidade suficiente para fazer espuma. Após o primeiro enxágue, repita a aplicação. O medicamento deve agir por 10 minutos antes do enxágue final.

Lembre de sempre procurar o médico veterinário para um diagnóstico preciso e a indicação correta da frequência que o tratamento deve ser feito.