16 de outubro de 2018

Limpeza das orelhas dos pets: 5 dicas para a higienização correta

Na lista dos cuidados essenciais com a saúde de cães e gatos, a limpeza das orelhas dos pets tem grande importância. Manter esta região higienizada previne o surgimento de doenças como infecções e otites. Além disso, a falta de limpeza nos ouvidos pode ocasionar odores ruins e outros problemas que podem comprometer o aparelho auditivo dos animais.

SAIBA MAIS: BANHO E TOSA – CUIDADOS COM A SAÚDE E HIGIENE DO PET

No caso das otites, as inflamações no canal auditivo podem provocar dor e, em casos mais graves, causar perda da audição temporal, coceira exagerada, vermelhidão e até mau cheiro nas orelhas. Raças de pelagem comprida são mais predispostas a desenvolver a doença, pois os ouvidos retêm mais sujeiras e a umidade tende a se acumular.

Por isso, atenção e cuidados frequentes são essenciais. Para fazer a limpeza corretamente, é preciso ter precaução para não empurrar a cera do ouvido para dentro da orelha e prejudicar a saúde do pet. Outro fator importante de observar antes da higienização acontecer é ter paciência para que os animais não se estressem e encarem o momento como uma experiência traumatizante.

SAIBA MAIS: COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS E TRATAR ANIMAIS ESTRESSADOS

Para ajudar neste processo, a seguir apresentamos cinco dicas para fazer a higienização correta das orelhas dos pets.

Dicas para fazer a limpeza das orelhas dos pets

1 – Monitore periodicamente as orelhas dos pets para evitar o acúmulo de sujeira e umidade;

2 – Antes de começar a limpeza, verifique se não há feridas, fungos, sangue, secreções ou se a cor do canal auditivo está diferente, esta região deve ser rosa claro. Caso identifique algum destes sinais, não faça a higienização e procure um médico veterinário;

3 – Para começar a limpeza, utilize algodão ou gaze para secar a parte interna das orelhas e retirar os restos de cera acumuladas nas paredes auditivas, sempre com cuidado para não tocar muito fundo e machucar o conduto auditivo;

4 – Nunca utilize cotonetes ou objetos pontiagudos, eles podem machucar seu pet e prejudicar a saúde auditiva;

5 – Uma vez por semana aplique Cleangard Oto, o lançamento da Labgard para auxiliar na limpeza do conduto auditivo de cães e gatos.

Cleangard Oto auxilia na limpeza e prevenção de infecções

Para tornar a prevenção do surgimento de infecções e do acúmulo de cera ainda mais eficaz, a Labgard acaba de lançar no mercado o Cleangard Oto. O medicamento é um higienizador do conduto auditivo e faz parte da nova linha dermatológica Vet+Skin. Indicado para cães e gatos, seu uso pode ser feito frequentemente, de acordo com a necessidade de cada pet. O medicamento age como secante e antisséptico na remoção do excesso de cerúmen e de secreções com odores desagradáveis causadas pela transpiração. Com um agradável cheiro de capim limão, o Cleangard Oto também é indicado como auxiliar no tratamento das otites.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL