9 de outubro de 2019

Limpar as orelhas de cães e gatos é importante para evitar doenças

Os cuidados com a saúde de nossos pets envolvem também a atenção à higiene dos animais. Nesse quesito, limpar as orelhas de cães e gatos é um dos fatores importantes que nem sempre estão nas listas de prioridades de seus donos.

Quando mantemos as orelhas e o conduto auditivo deles limpos e saudáveis, prevenimos o aparecimento de infecções como as otites.

Além disso, a falta de limpeza e o descuido com o ouvido dos pets podem causar cheiros ruins, feridas e até a perda de audição em casos mais graves.

SAIBA MAIS: MANTENHA AS ORELHAS DOS PETS LIMPAS E PROTEGIDAS DAS OTITES

Assim como em humanos, o conduto auditivo dos animais é uma das partes mais sensíveis do corpo. Por isso, é importante saber como fazer a limpeza correta. A seguir, damos algumas sugestões que podem ajudar nesse processo.

Dicas de como limpar as orelhas de cães e gatos

Só o banho não é suficiente para garantir que cães e gatos estejam com as orelhas limpas e saudáveis. Por isso, uma vez por semana é ideal limpar essa parte do corpo.

Mas é preciso atenção e delicadeza para fazer da forma correta. Então, preste atenção nessas dicas a seguir.

– Durante o banho, evite que a água entre nas orelhas dos pet. Pode proteger com um chumaço de algodão de forma superficial para não machucar;

– Após o banho, lembre sempre de secar a parte interna das orelhas também;

– No dia da limpeza, escolha um horário tranquilo, em que você possa se dedicar somente a essa tarefa;

– Deixe o pet em um local confortável para ele e para você;

– Pingue algumas gotas de Cleangard Oto dentro da orelha do pet e espere alguns minutos para o produto agir;

– Repita isso nos dois lados;

– Massageie as orelhas;

– Higienize o conduto auditivo com algodão na parte externa das orelhas;

– Atenção! Nunca introduza cotonetes na orelha de cães e gatos. Isso pode perfurar o tímpano do animal.

– Vale o alerta também para o excesso de limpeza. Se o algodão sair sempre limpo, diminua a frequência da higienização. Duas vezes no mês pode ser suficiente para manter o pet com as orelhas saudáveis.

SAIBA MAIS: CUIDADO COM O EXCESSO DE BANHOS EM GATOS

O Cleangard Oto é um higienizador auditivo que age diretamente na remoção do excesso de cerúmen e das secreções que causam cheiros ruins. Além de auxiliar no tratamento das otites úmidas, o produto favorece a atividade secante e antisséptica de dentro das orelhas e no conduto auditivo de cães e gatos. Também pode ser utilizado antes da aplicação de outros agentes terapêuticos. O melhor de tudo? Possui um agradável cheiro de capim limão.

Preste atenção a esses sinais

Toda vez que seu cão ou gato demonstra sinais de incômodo, quer dizer que tem algo errado com ele. Se essas manifestações forem coceira na orelha, cheiro forte nessa região e balançadas frequentes na cabeça, a causa pode ser acúmulo de cera. 

Além disso, outros sintomas que merecem alerta são perda de equilíbrio e o surgimento de casquinhas dentro ou ao redor da orelha. Em qualquer uma das situações, se não forem tratados corretamente, esses sintomas podem se agravar e transformar em otites.

Por isso, sempre que seu pet apresentar comportamentos diferentes, o primeiro passo é procurar um Médico Veterinário. Ele fará a avaliação necessária e indicar o tratamento correto. 

Vai para a praia com o pet?

Com a chegada de dias mais quentes e proximidade do verão, quem vai para a praia com os pets precisa dar mais atenção à saúde auditiva dos animais. Principalmente com os cães que adoram entrar na água. Para saber como mantê-los longe das doenças escondidas na areia e de fungos causados pela umidade clique aqui e veja outro conteúdo do nosso blog.

Se ficou com alguma dúvida sobre esse tema, deixe seu comentários que nossos Médicos Veterinários respondem.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL