29 de maio de 2018

Carrapatos: mantenha a casa livre de infestação o ano todo

Carrapatos são parasitos que podem atacar tanto os animais como os humanos. Eles costumam se proliferar quando as temperaturas e umidade do ar aumentam. Isso é comum em todas as regiões do país, mas merece atenção principalmente no nordeste, onde as condições climáticas influenciam a rápida proliferação. Por isso, é importante prevenir as infestações.

Além do incômodo da coceira nos pets, a picada destes parasitos também pode causar hipersensibilidade local, anemia, paralisia devido a secreções tóxicas e até contaminação por doenças infecciosas.

SAIBA MAIS – Carrapato marrom: descubra como tratar a doença

Para ajudar a evitar a reprodução dos carrapatos e impedir que ataquem cães e gatos, a seguir apresentamos algumas recomendações importantes.

infestação de carrapatos

1 – Atenção ao ambiente

Mesmo que seja mais comum a transmissão de um animal para outro, os carrapatos também se escondem entre a vegetação e ficam à espera de um hospedeiro. Por isso, tenha bastante atenção ao ambiente onde seu pet transita, tanto em casa como nos passeios pela rua.

Evite locais com grama alta e madeira acumulada, onde os carrapatos costumam se esconder. Buracos e frestas de paredes ou móveis também atraem os parasitos e oferecem condições ideais para o início das infestações.

2 – Saiba como remover os carrapatos

Se a contaminação foi inevitável, é preciso saber a maneira correta de tirar o carrapato da pele de cães e gatos. O primeiro passo é utilizar luvas para evitar contato direto com o parasito. Em seguida, use uma pinça de ponta cega para agarrá-lo e tenha cuidado para não esmagá-lo.

Pegue-o pela parte mais próxima à pele e puxe-o para fora em linha reta. Coloque o carrapato em um recipiente com álcool para matá-lo e depois descarte no lixo.

infestação de carrapatos

3 – Reforce a limpeza e proteção do ambiente

Ambientes sem higiene são mais propensos à proliferação dos carrapatos. Por isso, manter a casa, quintais, jardins e a caminha dos pets sempre limpos é essencial para manter os parasitos longe. Além da limpeza periódica, a proteção regular também evita infestações. Com o Kit Lar aerossol isso é possível.

Ele vem pronto para uso e é eficaz também no combate a pulgas. Sua fórmula associa um inseticida e um inibidor de crescimento e por isso possui efeito rápido e duradouro que elimina todo o ciclo parasitários, das larvas aos adultos. Pode ser aplicado diretamente no piso, em tapetes, almofadas, sofás, camas e roupas.

4 – Cuidado com as doenças

Muitas vezes, por mais cuidados que se tenha com o ambiente e a proteção dos pets, eles acabam sendo picados e contaminados pela doença do carrapato. Nestes casos, a Labgard tem a medicação ideal para cães e gatos. Após diagnosticados por um médico veterinário, o tratamento pode ser feito com Doxygard, um antibiótico indicado para casos de hemoparasitoses, doenças que atacam a corrente sanguínea dos animais.

Desenvolvido em quatro versões,  x-small 25mg, mini 50mg, medium 100mg e maxi 200mg tem a dosagem certa para todos os tamanhos de pet. Além disso,  formam a linha de antimicrobiano à base de doxiciclina mais completa do mercado. Todos os comprimidos são divisíveis e palatáveis e agem também no combate a afecções respiratórias, geniturinárias, gastrointestinais e infecções articulares.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL