29 de novembro de 2019

Infecção urinária nos pets: conheça os sintomas e como tratar

Se preferir, ouça a matéria:

Os sintomas de infecção urinária nos pets nem sempre se manifestam, mas essa é uma doença comum entre cães e gatos. Ela é causada por microorganismos que se depositam no sistema urinário e impedem seu funcionamento correto. Assim, o corpo dos animais não consegue expelir as substâncias tóxicas que são eliminadas com o xixi.

Por isso, a atenção ao comportamento de cães e gatos é uma das formas mais eficazes identificar esse problema e evitar complicações como a evolução do quadro para uma infecção renal. Em alguns casos, a infecção também pode levar à formação de cálculos na bexiga, e isso dificultar o tratamento.

Animais com mais idade ou que já apresentam outros problemas de saúde, como diabetes ou doenças na próstata, estão mais propensos a desenvolver alguma infecção urinária. 

SAIBA MAIS: INFECÇÕES NA PELE DE CÃES E GATOS – VEJA AS MAIS COMUNS E TRATAMENTOS

As doenças do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF) estão entre as infecções que mais preocupam. Além de serem comuns de acontecer a animais em qualquer idade, estas enfermidades são incômodas e, por isso, devem ser tratadas o quanto antes.

Existem vários tipos de infecções que podem afetar a bexiga e a uretra dos pets. Quando não tratadas corretamente e logo no início, podem evoluir para quadros de cistite, nefrite e cálculos urinários.

Por isso, para melhorar as condições de vida do seu cão ou gato e contribuir para mantê-los sempre saudáveis, é preciso ficar atento a alguns sintomas que podem indicar a presença de infecção urinária nos pets.

Principais sintomas da infecção urinária nos pets

1 – Dificuldade para urinar

2 – Fazer xixi em vários locais que não o habitual

3 – Mudança na coloração da urina

4 – Presença de sangue e odor forte na urina

5 – Aumento na frequência de xixi

6 – Febre

7 – Falta de apetite

8 – Miados, latidos e choro enquanto urina

9 – Mudanças comportamentais

SAIBA MAIS: COMO ACABAR COM O MAU CHEIRO DE XIXI DE GATO EM CASA

Caso identifique qualquer destes sintomas ou comportamentos fora do comum, procure o Médico Veterinário. Mesmo que nada disso seja percebido, a seguir mostramos alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que essas doenças surjam.

Como evitar o surgimento de infecções em cães e gatos

– Deixe água limpa sempre à disposição dos pets

– Mantenha a caixinha de areia limpa

– Troque o tapete higiênico com frequência

– Jamais impeça o animal de fazer xixi

– Mantenha uma alimentação adequada para os pets

– Evite situações em que os pets fiquem muito agitados ou passem por estresse

– Mudanças ou viagens repentinas podem levar à baixa da imunidade dos animais

– Realize consultas periódicas com o Médico Veterinário

Principais tratamentos 

Sempre que perceber qualquer sintoma diferente no seu animalzinho de estimação, o primeiro passo é procurar um Médico Veterinário. Dessa forma, se houver suspeita de infecção urinária, converse com o especialista sobre a realização de exames e as opções de tratamento disponíveis.

Em alguns casos, a mudança na alimentação para uma ração adequada às necessidades do animal, com controle de PH, pode ajudar. Isso porque esse ajuste diminui a formação de cristais na urina, que obstruem a uretra e causam dor. 

SAIBA MAIS: ALIMENTOS PROIBIDOS PARA OS PETS – VEJA O QUE CÃES E GATOS NÃO PODEM COMER

Em outras situações, é necessário tratamento com antimicrobiano e um dos medicamentos indicados é o Enrogard. O comprimido de uso oral é ideal para esses casos e está disponível em apresentações de 15mg para animais de até 3kg, de 50mg para aqueles com até 10kg, e 150mg para os maiores. O medicamento vem sulcado, com uma marca no centro para facilitar o corte e adequar as dosagens ao tamanho do pet, finalizando o tratamento de forma segura.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL