6 de julho de 2018

Infecção nos olhos de ovinos e bovinos: conheça os sintomas e tratamento

A ceratoconjuntivite infecciosa é uma doença que causa infecção nos olhos de ovinos e bovinos de todas as idades. Também conhecida como pinkeye, a enfermidade é muito comum entre os rebanhos. Ela é causada por bactéria e pode aparecer em qualquer época do ano.

SAIBA MAIS: RUMIZOLE F-500 PROTEGE OVINOS E BOVINOS CONTRA VERMES

Altamente contagiosa entre os animais, ela raramente leva à morte, mas pode causar perdas produtivas elevadas para os criadores. Isto porque além das despesas com o tratamento de vários animais, gera perda de peso do rebanho e queda na produção de leite. Confira nossas dicas para saber como a transmissão acontece, conhecer os sintomas e tratamentos.

Transmissão da infecção nos olhos de ovinos e bovinos

A transmissão da doença infecciosa ocular acontece de um animal ao outro. Ela ocorre pelo contato direto, através da secreção nasal ou ocular e também por vetores mecânicos como as moscas. É extremamente contagiosa e, por isso, amplamente disseminada.

Principais sintomas da pink eye

– Olhos avermelhados.

– Sensibilidade à luz;

– Intenso lacrimejamento;

– Opacidade da córnea;

– Edemas e úlceras na córnea;

– Espasmos da pálpebra.

SAIBA MAIS: COMO PREVENIR E TRATAR A BICHEIRA

Tratamento

A doença atinge apenas um ou os dois olhos do animal e, quando não tratada, pode progredir para cegueira temporária ou permanente ou ainda levar à ruptura da córnea. Por isso o tratamento em sua fase inicial é importante. Se identificar alguns dos sintomas citados acima, procure o médico veterinário para avaliar o rebanho e fazer um diagnóstico preciso.

Geralmente, o tratamento é feito com antibióticos e produtos de uso tópico, como o Terragard spray, uma solução antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante. Após a limpeza da região com solução fisiológica ou oftálmica, a medicação deve ser aplicada diretamente nos olhos dos animais. O processo deve ser feito uma vez ao dia, até a completa cura da lesão ou a critério do médico veterinário.

O Terragard spray também é indicado para tratamento de dermatite alérgica em cães, feridas acidentais, lesões cirúrgicas derivadas de castração, descorna, marcação, rachadura do casco e umbigo de bezerro.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL