17 de setembro de 2019

Gatos em casa: dicas para manter o ambiente limpo e higienizado

É cada vez maior o número de pessoas que convive com gatos em casa. Eles já são mais de 23,9 milhões da população total de animais no Brasil. Quem escolhe os felinos como companheiros de estimação sabe o quanto eles adoram ficar limpos. Durante o dia, são várias horas dedicadas para manter cada parte do corpo longe das sujeiras.

Mas se engana quem pensa que toda essa higiene característica dos bichanos basta para ter um lar livre de odores. Apenas as sessões de lambidas diárias não são capazes de oferecer toda limpeza que os felinos precisam. Nem mesmo deixar o ambiente sem um cheirinho de gato no ar.

Por isso, hoje a gente traz algumas dicas que vão ajudar a manter os ambientes limpos e agradáveis para todos os moradores da casa.

Dicas para manter o ambiente cheiroso com gatos em casa

Claro que para deixar a casa longe de odores o mais importante é manter a limpeza em dia. Mas quem tem gatos em casa precisa de atenção aos produtos que utiliza. Alguns produtos químicos utilizados durante a faxina, como desinfetantes comuns e alvejantes, podem ser prejudiciais à saúde dos pets. Para evitar acidentes, confira os rótulos e se certifique de levar para casa itens específicos para quem tem animais.

Alerta feito, é hora de mostrar como você pode deixar a casa e os pets livres de odores.

Casa com gatos precisa de higienização frequente de tapetes, pisos e caixas de areia

Uma das características dos gatos é o cheiro forte do xixi. Por isso, para deixar os locais onde eles transitam e fazem suas necessidades livre de odores, não basta apenas caprichar na limpeza. Além de água e sabão, produtos enzimáticos são os mais indicados para complementar a higienização de pisos, tapetes e caixas de areia. Diferente dos desinfetantes comuns, que só mascaram os cheiros por um tempo, esses produtos eliminam de vez os odores. 

Nesta linha de produtos está o Enzimac Gatos. Ele possui fórmula com enzimas naturais, mais concentrada e específica para neutralizar odores causados pelos bichanos. Além disso, tem um agradável aroma de canela, que se mantém no ambiente e é inofensivo para humanos e animais. Para garantir toda eficácia do produto, antes de aplicá-lo é preciso limpar bem o local. Também pode ser usado para retirar manchas de tecidos e móveis.

SAIBA MAIS: COMO USAR ENZIMAC SPRAY PARA ELIMINAR ODORES

Atenção à limpeza dos dentes e orelhas dos gatos

Além do pelo limpinho e cheiroso, outras partes dos gatos precisam de atenção para não exalar odores. É o caso dos dentes e das orelhas, se não estiverem higienizados, podem ser foco de cheiros ruins. Restos de comida e até o acúmulo de tártaro podem causar mau hálito e doenças bucais nos felinos. Consultas periódicas com o Médico Veterinário e escovação com produtos próprios para pets auxiliam nesse quesito.

Da mesma forma, as secreções, cera e sujidades acumuladas no canal auditivo podem ser um problema para a saúde dos gatos. Bem como se tornarem fonte de cheiros ruins. Neste caso, a limpeza pode ser feita com algodão ou gaze para secar a parte interna das orelhas. Aproveite o momento para retirar os restos de cera acumuladas nas paredes auditivas. Sempre com cuidado para não tocar muito fundo e machucar o conduto auditivo. Para auxiliar, utilize o Cleangard Oto que limpa, previne infecções e ainda tem um agradável aroma de capim limão.

SAIBA MAIS: 5 DICAS PARA HIGIENIZAR AS ORELHAS DOS PETS 

Limpeza dos potes de ração e água

A saliva dos animais também deixa um cheiro característico nos potes de ração e água. Além disso, manter esses recipientes limpos contribui para a saúde dos felinos. Por isso, ao menos uma vez por dia, lave os pratinhos com água e sabão e ofereça sempre água fresquinha para beberem.

Outra dica para deixar o cantinho da comida sem cheiro ruim, é utilizar tapetes ou jogos americanos embaixo dos potes. Assim fica mais fácil fazer a limpeza se eles derrubarem comida para fora. Atenção também para almofadas, cobertas e arranhadores dos pets que devem ser limpos com frequência para evitar odores desagradáveis.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL