25 de maio de 2020

Gatos e a caixinha de areia: como evitar odores desagradáveis

Se preferir, ouça a matéria:

Ter um animal de estimação é uma decisão que envolve muitos fatores. Entre alguns positivos, ter sempre um parceiro dentro de casa é um dos que mais se destaca. Por outro lado, a tarefa de educar o bichinho pode ser um pouco mais complicada para alguns tutores. Principalmente, se estivermos falando de gatos e a caixinha de areia. Afinal, ensinar os felinos sobre o lugar certo para fazer as necessidades exige dedicação.

No caso dos felinos, acostumá-los ao uso da liteira desde cedo evita o cheiro desagradável pelo ambiente. E ainda reduz o trabalho de limpar constantemente a casa.

SAIBA MAIS: VOCÊ SABE POR QUE O CHEIRO DO XIXI DOS GATOS É MAIS FORTE?

A seguir, algumas dicas para tornar essa convivência melhor e deixar a casa livre de odores desagradáveis.

Dicas para facilitar a relação dos gatos e a caixinha de areia

Quando se trata do uso da caixinha de areia muitas pessoas pensam que isso é instintivo para os gatos. Mas alguns precisam de estímulos para aprender que esse é o seu banheiro. Calma, paciência e algumas técnicas podem auxiliar no treinamento do bichano. 

Gatos e a caixinha de areia

A primeira delas é limpar imediatamente o lugar errado onde o gatinho fizer suas necessidades. Os animais costumam voltar ao local para xixi e cocô novamente e demarcar o território. Por isso, após limpar com água e sabão, a tarefa pode ser complementada com o uso do Enzimac Gatos. Esse é um produto natural, à base de enzimas e com fórmula específica para auxiliar na remoção de odores e manchas deixadas pelos bichanos. Ele não deixa nenhum resquício e também pode ser aplicado em móveis, tapetes e estofados.

SAIBA MAIS: GATOS EM CASA – DICAS PARA MANTER O AMBIENTE LIMPO E HIGIENIZADO

Ao mesmo tempo, providencie uma caixinha de areia para servir como banheiro dos felinos. Inicialmente, alguns vestígios de urina ou fezes podem ficar no recipiente, para que sintam o cheiro e identifiquem o lugar correto para suas necessidades. Assim que o animal se familiarizar e adotar o hábito de procurar a caixa, retire toda sujeira e faça a limpeza regularmente. Lembre-se de fazer o descarte no vaso sanitário ou no lixo orgânico. Além disso, é preciso recolher as fezes e a urina da caixinha diariamente. A areia deve ser trocada com frequência e a liteira ficar sempre em local arejado.

Gatos e a caixinha de areia

Da mesma forma, a limpeza da caixinha pode ser finalizada com a aplicação do Enzimac Gatos. Assim você garante que nenhum odor ficará no ambiente.

Como evitar xixi e cocô de gato em locais errados

Se mesmo com essas técnicas os rastros de xixi e cocô do bichanos ainda aparecem pela casa, você pode aplicar o Afaste Pet Forte. Este é um repelente olfativo natural que atua no condicionamento e na educação dos animais. Contém aroma de canela e as aplicações diárias mantêm os pets longe dos lugares onde você não quer encontrar detritos. O uso integrado dos produtos deixa sua casa livre de odores e repele novas demarcações.

Agora que você já sabe como a relação dos gatos e a caixinha de areia pode ser ainda mais simples, é hora de aproveitar todo carinho e atenção que seu bichano tem a oferecer sem se preocupar com a sujeira.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL