9 de julho de 2019

Dor de dentes em cães e gatos: principais sintomas e cuidados com o pet

Você sabia que se os pets baterem a boca por acidente ou se machucarem ao morder algo muito duro eles podem ter problemas odontológicos? Isso acontece porque, assim como os humanos, eles possuem polpa nos dentes. Este nervo, como é mais conhecido, é responsável pela sensibilidade dentária. Dessa forma, qualquer um dos casos acima podem causar dor de dentes em cães e gatos.

SAIBA MAIS: DESCUBRA COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS E TRATAR ANIMAIS ESTRESSADOS

Além disso, os animais podem ter outros problemas odontológicos. Por isso, o simples hábito de prestar mais atenção à saúde da boca destes peludinhos ajuda a identificar alguns sintomas que podem ser prejudiciais para eles. Sem falar, que quanto antes um machucado ou doença forem identificados, mais eficaz pode ser o tratamento.

Principais sintomas da dor de dentes em cães e gatos

1 – Gengivas vermelhas ou com presença de sangramento;

2 – Perda de dentes;

3 – Mau hálito;

4 – Caroços na boca;

5 – Dificuldade para comer;

6 – Mastigação com apenas um lado da boca;

7 – Espirros e corrimento nasal.

O perigo que vem com os dentes quebrados

Brincadeiras ou brigas com outros animais, mania de roer objetos ou mesmo esbarradas por falta de atenção. Esse são alguns dos motivos que podem resultar em dentes quebrados nos pets. Na maioria dos casos, mesmo que isso aconteça, cães e gatos podem continuar se alimentando normalmente sem expressar dor. O que não significa que eles não estejam sofrendo. 

SAIBA MAIS: OTITE EM CÃES E GATOS – MANTENHA AS ORELHAS DOS PETS LIMPAS E PROTEGIDAS

Caso isso aconteça com o seu animal de estimação, tenha cuidado para evitar que o dente quebrado não se torne ponto de entrada para a contaminação por bactérias. Elas podem causar inflamações e até comprometer outros órgãos se o pet não receber tratamento adequado. Por isso, é sempre importante consultar um Médico Veterinário para avaliar a situação do animal e indicar o melhor tratamento. 

Nestas situações, o desconforto e a inflamação podem ser combatidos com o Dexagard. O comprimido é um potente anti-inflamatório esteroidal recomendado para todos os tipos de inflamações. Além de aliviar a dor, proporciona melhora no quadro de afecções alérgicas e pode ser utilizado complementando a ação da medicação antimicrobiana.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL