13 de março de 2019

Doença do carrapato: conheça os tipos e o tratamento adequado

Quem tem cães e gatos em casa precisa estar sempre atento para mantê-los em ambientes limpos e protegidos dos parasitos. Isso evita o surgimento de vários problemas, como a doença do carrapato.

Estima-se que 83% das infestações no país sejam causadas por carrapatos e 52% dos cachorros já foram contaminados por eles. Por isso, controlar sua proliferação é essencial para evitar riscos à saúde dos animais.

Entre os principais problemas causados pelos carrapatos estão as hemoparasitoses, doenças atingem a corrente sanguínea dos pets. Caso não sejam tratadas corretamente, podem causar a morte dos animais. Os dois tipos mais comuns são a Erliquiose e a Babesiose.

SAIBA MAIS: SEUS PETS LIVRES DE PULGAS E CARRAPATOS

A seguir, mostramos como prevenir a proliferação de carrapatos, como essas doenças se manifestam e quais os tratamentos mais indicados.

Como evitar a proliferação e contaminação de carrapatos

Ambientes sem higiene são mais propensos à proliferação dos carrapatos. Por isso, manter a casa, quintais, jardins e a caminha dos pets sempre limpos é essencial para evitar os parasitos. Além da limpeza periódica, a proteção regular também combate as infestações.

Mesmo com todo cuidado em casa, é preciso atenção para evitar que a contaminação aconteça em outros locais. Normalmente, os carrapatos passam de um animal para outro, mas também podem ir do ambiente para os pets. Isto acontece porque eles se escondem entre a vegetação e ficam à espera de um hospedeiro.

Por isso, deve-se evitar lugares com grama alta e madeira acumulada, ideias para os parasitos se camuflarem. Buracos e frestas de paredes ou móveis também atraem os carrapatos e oferecem condições favoráveis ao início das infestações.

Uma das formas de garantir a proteção é com o uso de Kit Lar aerossol. Desenvolvido pela Labgard, o produto vem pronto para uso e é eficaz também no combate a pulgas. Sua fórmula associa um inseticida e um inibidor de crescimento e por isso possui efeito rápido e duradouro que elimina todo o ciclo parasitários. Assim, é possível acabar com os parasitos desde as larvas até sua forma adulta. O produto pode ser aplicado diretamente no piso, em tapetes, almofadas, sofás, camas e roupas.

SAIBA MAIS: SEU PET MERECE UMA CAMINHA LIMPA E CHEIROSA

Se mesmo com todos os cuidados o pet for picado, atenção às dicas que apresentamos a seguir. Elas mostram os principais sintomas das doenças transmitidas pelo carrapato marrom.

Principais sintomas da doença do carrapato

A picada do carrapato marrom pode transmitir doenças que atingem a corrente sanguínea dos animais. Encontrado tanto em áreas urbanas como rurais, o parasito se aloja no corpo do pet e se alimenta de seu sangue. É neste momento que a contaminação das hemoparasitoses acontece.

A Erliquiose e a Babesiose são as principais doenças deste tipo e podem atingir os animais ao mesmo tempo. Ambas causam destruição das hemácias.

Mesmo tendo tratamento e cura, seus sintomas podem ser bem agressivos, conforme mostramos a seguir.

– Prostração

– Falta de apetite

– Febre

– Corrimento oculonasal

– Vômitos e diarreia

– Dispnéia

– Epistaxe (sangramento nasal)

– Dor e rigidez (devido à artrite e dores musculares)

– Sintomas neurológicos (fase crônica da erliquiose)

– Hematomas, petéquias

– Anemia

SAIBA MAIS: MANTENHA A CASA LIVRE DE INFESTAÇÕES O ANO TODO

Tratamentos mais indicados para a doença do carrapato

Se o pet apresentar alguns dos sintomas acima, o primeiro passo é consultar um médico veterinário para avaliação e diagnóstico. Caso os exames apontem para a presença de Erliquiose ou Babesiose, o tratamento mais indicado é à base de doxiciclina. Pensando em auxiliar com os cuidados, a Labgard desenvolveu o Doxygard. Ele é ideal para todos os tamanhos de pet e possui quatro versões: x-small 25mg, mini 50mg, medium 100mg e maxi 200mg, formando a linha de antimicrobiano à base de doxiciclina mais completa do mercado. Além disso, todos os comprimidos são divisíveis e palatáveis.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL