14 de junho de 2017

Proteja seu rebanho de doença infecciosa ocular

Também conhecida como pinkeye, a ceratoconjuntivite é uma doença infecciosa ocular muito comum entre os rebanhos de bovinos e ovinos. Causada pela bactéria gram-negativa Moraxella bovis, manifesta-se tanto nos meses quentes quanto no inverno.

A prevalência da doença é comum em países da América do Sul, como Brasil, Argentina e Uruguai. A transmissão de um animal ao outro ocorre pelo contato direto, secreção nasal ou ocular e por vetores mecânicos como as moscas. É extremamente contagiosa e, por isso, amplamente disseminada.

A ceratoconjuntivite manifesta-se em um ou ambos os olhos e é caracterizada por sensibilidade à luz, intenso lacrimejamento, opacidade da córnea seguida de espasmos da pálpebra. Se não tratada, pode progredir para cegueira temporária ou permanente e ruptura da córnea.

Tratamento da ceratoconjuntivite com Terragard

O tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos e produtos de uso tópico. Para estes casos, a Labgard oferece o Terragard spray, uma solução antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante à base de oxitetraciclina, hidrocortisona e lecitina de soja. A aplicação da medicação acontece diretamente nos olhos dos animais, após a limpeza da região com solução fisiológica ou oftálmica. O processo deve ser feito uma vez ao dia, até a completa cura da lesão.

O Terragard spray também é indicado para tratamento de dermatite alérgica em cães, feridas acidentais, lesões cirúrgicas derivadas de castração, descorna, marcação, rachadura do casco e umbigo de bezerro.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL