21 de maio de 2018

Carrapato marrom: descubra como tratar a doença

Além de causar incômodo em cães e gatos, a picada do carrapato marrom também pode transmitir doenças que atingem a corrente sanguínea dos animais. Comumente encontrado em áreas urbanas e rurais, o parasito se aloja no corpo do pet e se alimenta de seu sangue. É neste momento que a contaminação acontece.

A erliquiose e a babesiose são as principais doenças deste tipo e podem atingir os animais ao mesmo tempo. Quando não tratadas corretamente podem levar o pet à morte. Também chamadas de hemoparasitoses, estas enfermidades são algumas das mais temidas por quem tem um pet em casa. A erliquiose é uma doença infecciosa severa que ataca os glóbulos brancos dos animais. Já a babesiose infecta e destrói os glóbulos vermelhos.

Mesmo tendo tratamento e cura, seus sintomas podem ser bem agressivos, conforme mostramos a seguir.

Sintomas das doenças do carrapato marrom

– Prostração

– Falta de apetite

– Febre

– Corrimento oculonasal

– Vômitos e diarreia

carrapato marrom

– Dispnéia

– Epistaxe (sangramento nasal)

– Dor e rigidez (devido à artrite e dores musculares)

– Sintomas neurológicos (fase crônica da erliquiose)

– Hematomas, petéquias

– Anemia

O carrapato marrom é responsável por 83% das infestações por ectoparasitas. Por isso, é importante fazer verificações periódicas no animal e no ambiente onde ele vive para assegurar que não ataquem os pets. Mas, se isso acontecer, fique atento se o cão ou gato apresentam alguns dos sintomas acima e procure um médico veterinário para avaliação e diagnóstico corretos.

Caso os exames apontem para a presença de erliquiose ou babesiose, o tratamento mais indicado é à base de doxiciclina. Por isso a Labgard desenvolveu o Doxygard. Ele é ideal para todos os tamanhos de pet e possui quatro versões: x-small 25mg, mini 50mg, medium 100mg e maxi 200mg, formando a linha de antimicrobiano à base de doxiciclina mais completa do mercado. Além disso, todos os comprimidos são divisíveis e palatáveis.

O medicamento também combate afecções respiratórias, geniturinárias, gastrointestinais e infecções articulares.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL