27 de janeiro de 2020

Atenção à higiene dos pets evita a contaminação por vermes

Se preferir, ouça a matéria:

Você sabia que cuidar da higiene dos pets é muito mais do que dar banhos regulares nos animais? Esses cuidados envolvem a limpeza dos potes de ração, da caminha, de roupas e outros objetos que cães e gatos utilizam. Além, é claro, da escovação do pelo e dos dentes.

E sabe porque isso é tão importante? Para protegê-los das infestações de vermes e dos problemas de pele causados por fungos e bactérias. Dessa forma você também contribui para manter o bem-estar de todos que convivem com eles.

SAIBA MAIS: MOMENTO DO BANHO EM PETS DEVE SER SEGURO E AGRADÁVEL PARA ELES

Por isso, a seguir mostramos alguns exemplos de utensílios e brinquedos que precisam de higienização periódica. Confira também o jeito certo de fazer essa limpeza e que produtos podem ser usados para não prejudicar a saúde dos animais.

Hábitos e cuidados para manter a higiene dos pets

Assim como os humanos, os pets precisam de um ambiente limpo e seguro para viverem. E aqui estamos falando desde ações básicas, como os banhos, até atenção a hábitos do dia a dia, como a escolha do local certo para passear com o pet. Para além disso, o cuidados com os objetos que eles utilizam para comer, dormir ou brincar é essencial. Por isso, preparamos uma lista com os principais cuidados que você deve ter. Confira a seguir.

1 – Limpe os potes de água e ração frequentemente

Os potinhos onde você coloca água e comida para seu pet devem ser higienizados frequentemente. Caso isso não aconteça, podem se transformar em fontes de bactérias e fungos e isso causar infecções nos animais. Além disso, podem ser a porta de entrada para os vermes. 

Para fazer a limpeza, lave sempre com água corrente, use detergente ou sabão neutro, tenha uma esponja específica para os potes e a troque periodicamente. Certifique-se de enxaguar bem e use um pano de prato ou toalha limpa para enxugar.

2 – Higienize a caminha, roupas e almofadas do pet

Quase todo pet tem uma caminha ou aquela almofada especial onde passa boa parte do tempo. Para eles se sentirem realmente confortáveis nesses locais, é importante que esses itens estejam sempre limpos. Além de acumular pelos e desenvolver odores desagradáveis, se esses objetos não forem lavados, podem se transformar em uma fonte de proliferação de pulgas. O mesmo vale para as roupinhas que você coloca em cães e gatos. Dessa forma, é importante que sejam lavadas periodicamente.

Lembre sempre que é preciso deixar que essas peças sequem totalmente antes de guardar ou usar novamente. A umidade pode dar início ao surgimento de mofo e isso é prejudicial tanto para os animais como para os humanos.

SAIBA MAIS: SEU PET MERECE UMA CAMINHA LIMPA E CHEIROSA

3 – Limpe sempre os brinquedos de cães e gatos

Quem nunca foi às compras e voltou com um agrado para seu pet? Além de petiscos e comidinhas diferentes, esses presentes incluem alguns brinquedos. Cães e gatos adoram ter um objeto pra morder, arranhar ou até mesmo correr pela casa. Como esses itens ficam pelo chão e acumulam saliva e pelos dos animais, é importante que sejam limpos também. Se isso não acontecer, a proliferação de fungos e bactérias será inevitável. Consequentemente, a saúde do pet será prejudicada. 

Outros cuidados com a saúde e higiene dos pets

Além de todos esses cuidados com a higiene dos pets e limpeza dos itens que cães e gatos utilizam no dia a dia, para mantê-los saudáveis é importante fazer a vermifugação periódica.

A melhor maneira de saber a frequência correta que os animais devem receber o vermífugo é consultar um Médico Veterinário. Com base no peso e idade do pet, em seus hábitos alimentares e de comportamento, o especialista vai indicar de quantos em quantos meses essa proteção contra os vermes deve acontecer.

SAIBA MAIS: DESCUBRA TUDO PARA COMBATER OS VERMES E A GIARDÍASE EM CÃES E GATOS

Com isso definido, você pode contar com o Giardypet para mantê-los longe das verminoses. O medicamento é indicado para fazer a rotação de vermífugos e evitar resistência dos vermes a outros princípios ativos. Isso é garantido por meio de sua fórmula que reúne Febendazol e Praziquantel. Além disso, o remédio é palatável, com sabor de carne para facilitar a aceitação pelo animal.

O Giardypet têm grande eficácia no combate e tratamento da giardíase. Além disso, é indicado para tratamento e controle de parasitoses causadas por vermes redondos e chatos que afetam o trato gastrointestinal dos animais. Outra vantagem é que apresenta larga margem de segurança. Por isso, pode ser oferecido às fêmeas prenhes ou no período de amamentação. Quando as fêmeas estão esperando filhotes, esse cuidado é necessário para evitar a transmissão transplacentária dos parasitas para os bebês.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL