28 de junho de 2019

Alimentos proibidos para pets: veja o que cães e gatos não podem comer

Vários donos de cães e gatos já devem ter se deparado com a seguinte dúvida: posso dar comida de humano para meu pet? O ideal é que eles comam apenas alimentos próprios para animais, mas resposta para esse questionamento é sim. No entanto, é preciso fazer algumas adaptações para tornar as refeições balanceadas e evitar que os alimentos proibidos para pets entrem no cardápio.

Isso é importante porque cães e gatos se alimentam de forma diferente das pessoas. Seu organismo funciona de outra maneira e, por isso, não podem consumir alguns ingredientes. A melhor forma de conseguir uma dieta nutritiva e ideal para os pets, é consultar um Médico Veterinário.

Mas além de saber como a comida do seu bichinho deve ser preparada, é preciso atenção para alguns ingredientes que podem comprometer a saúde deles.

4 alimentos proibidos para pets

1 – Carnes cruas

Muita gente já cedeu aos olhares pidões e deu carne crua para os pets. Mas isso deve ser evitado, pois gera um risco grande para a saúde dos animais. Isso porque pode provocar infecções, já que esse tipo de alimento é suscetível à contaminação de bactérias e parasitas.

Isso vale também para a ingestão de ossos, principalmente de galinha. Em alguns casos, podem provocar lesões nos dentes e na boca dos pets. Ou, se algum pedacinho do osso ficar na parede estomacal do pet, causar problemas digestivos e gástricos.

SAIBA MAIS: COMO TRATAR DEFINITIVAMENTE INFECÇÃO EM CÃES E GATOS

2 – Doces

Açúcares nunca devem ser oferecidos aos animais. Entre os males que podem causar estão obesidade, hipoglicemia e insuficiência hepática. Atenção também para o chocolate que, além de açúcar e gordura, contém teobromina. Essa substância é altamente tóxica para eles e que pode causar até mesmo a morte do pet.

3 – Sal

O sal é um ingrediente perigoso para saúde de cães e gatos. Seu consumo pode causar aumento da pressão arterial, vômito e convulsões. Além de intoxicação por íons de sódio e até causar a morte.

SAIBA MAIS: DESVERMINAR CÃES E GATOS É PREVENÇÃO PARA TODA VIDA

4 – Cebola e alho

Oferecer alimentos com cebola e alho aos pets pode levar à destruição das células vermelhas do sangue e causar anemia. Além disso, a intoxicação por esses temperos pode ter sintomas como vômitos, diarreia, apatia, falta de ar e de apetite.

Indicação de tratamento para infecções gastrointestinais

Mesmo com todos os cuidados, alguns animais podem apresentar problemas gastrointestinais. provocados por inúmeros fatores. E isso inclui a ingestão de alguma substância não recomendada, de comida contaminada ou mal acondicionada. Se isso acontecer, aos primeiros sintomas, como diarreias, leve a um Médico Veterinário.

Nestes casos, converse com ele sobre o uso de Enrogard. O comprimido é um antimicrobiano bactericida indicado para estes tratamentos. Ele possui três formas de apresentação: 15mg para cães e gatos de até 3kg, 50mg para animais de até 10kg e 150mg para aqueles com até 30kg.

© LABGARD SAÚDE ANIMAL